ATA Nº 7/COLCLPRE/UFFS/2022

ATA DA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA

ATA Nº 07/CCAP-RE/UFFS/2022
ATA DA SEXTA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2022 DO COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA


Aos vinte e dois dias do mês de setembro do ano de dois mil e vinte e dois, às treze e trinta horas, de forma remota, por videoconferência sistema Cisco Webex, realizou-se a 6ª Reunião Ordinária do Colegiado do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, presidida pela coordenadora do Curso, professora Cristiane de Quadros e secretariada por mim, Jeani Escher Schmidt. Fizeram-se presentes à reunião os membros do Colegiado: Mariane Inês Ohlweiler, José Oto Konzen, Jackson Luiz Martins Cacciamani. Bárbara Grace Tobaldini de Lima, Gilson Luis Voloski, Marcelo Zanetti, Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia. Também participaram as servidoras TAEs Izabel Ronsoni Gilioli, Andreia Florência Eduardo de Deus e o estudante Charles Nathiel Mezomo da Luz. A professora Cristiane saudou os presentes e passou à pauta. 1. EXPEDIENTE: 1.1 INFORMES: a) Cristiane iniciou a reunião repassando informações gerais sobre a realização do SEPE, como vai funcionar a visitação das escolas, as exposições nas salas, com escala, como proceder, e como fazer a divulgação do curso durante o evento. Desse modo, a visita das Escolas tem como responsáveis os Coordenadores de Curso e o secretário Bruno. Será realizada nos turnos da manhã/tarde durante toda a semana de 17/10 à 21/10 e algumas noites. Cada curso deverá organizar uma sala (estande/espaço), roteiro e escala de monitores, professores e alunos para acompanhar/apresentar os cursos aos visitantes. Passar estas informações para o Bruno. Além disto, os visitantes também serão recepcionados nos auditórios para exibição de vídeos. O projeto do Bruno possui 30.000,00 para custear as despesas das visitas. Assim, precisamos definir no que gastar. Foi solicitado aos professores para encaminhar sugestões ao Bruno até o início da próxima semana. Podemos gastar com banners do curso, camisetas (para identificação dos monitores, alunos e professores que auxiliarão no evento), crachás, material de consumo. As Palestras de Walter Bazzo e Canal Meteoro já estão confirmadas. O técnico Giuliano é o responsável em elaborar os formulários de inscrição das palestras. O Giuliano também deverá organizar no dia das palestras as inscrições no momento do evento. A atividade com os alunos será organizada pela Pedagoga Andreia e a Psicóloga Juciene. b) a pedido da secretaria acadêmica solicitamos aos professores que verifiquem junto ao setor se há pendências referente aos CCRs ministrados remotamente nos semestres dos anos 2020 e 2021. c) em relação a compra de livros para o curso de Pedagogia, o bibliotecário Isac informou que infelizmente não foi possível adquirir os livros de Pedagogia ainda, pois o pregão que contemplava os livros de ciências humanas, ciências sociais, linguística, letras e artes, teve a empresa vencedora impedida por decisão judicial e o contrato foi rescindido. No momento está em trâmite a realização do novo pregão que contemple essas áreas (já estamos com a nova empresa ganhadora e em vias de assinar o contrato), posteriormente será feito o pedido e depois todo o processamento técnico do material pela Divisão de Bibliotecas. Desta forma, os livros só estarão disponíveis aqui na nossa biblioteca (se não tivermos mais problemas) no começo do próximo ano. d) sobre as monitorias, Cristiane falou que a sala 205 do Bloco A será divida em 205(A) e 205(B). Uma destas salas será utilizada para monitorias. O objetivo é que todo monitor realize atendimento presencial semanalmente nesta sala. Haverá um cronograma /mapa de presença e atendimento que será fixado na porta da sala. A Assessoria Acadêmica (Caroliny) e NAP (Andreia) convocarão os monitores e professores (orientadores de projeto) para uma reunião no dia 27/09 às 13h30min. Além disso, a DPGRAD organizará um treinamento com os monitores ainda este ano. e) Sobre as vagas de docentes (concurso/redistribuição) Cristiane disse que há ainda 4 vagas docentes em aberto no Campus. Duas destas (Física, Ciências, Educação Matemática) estão com processos de redistribuição em análise. As outras (Gabrielle - Veterinária e Júlio Trevas - Química) deverão seguir o fluxo (NPPD, Coordenação Acadêmica e Conselho de Campus). f) Quanto ao evento do SEBRAE: O SEBRAE pretende realizar em 2023 uma maratona de ideias (Hackathon) na UFFS. Será uma dinâmica competitiva entre equipes (formadas por alunos) para pensar em soluções para problemas específicos. Soluções (projetos, TCCs) que podem ser transformadas em produtos (empreendedorismo). A palestra de lançamento será no dia 18/04/2023. g) SEPE 2022: Cristiane informou que para divulgação pelos professores e alunos segue o link de programação do SEPE. https://docs.google.com/document/d/1ds7VylqIbEtGj2kj74_ZsbjRH89iWRaQoBH368D75Eg/edit. 1.2 APRECIAÇÃO DE ATA: a ATA Nº 06 da quinta reunião ordinária foi apreciada, foram feitos ajustes e a mesma foi aprovada. 2. ORDEM DO DIA: os pontos de pauta para a reunião foram organizados e discutidos como segue: 2.1 Coordenação de Estágio/ estágios não obrigatórios: 2.2 PIBID: 2.3 Avaliação dos Planos de ensino semestre 2022.2: o professor Ronaldo se dispôs a atuar como colaborador na organização de critérios para a aprovação dos Planos de Ensino para o semestre 2022.2, bem como no processo de avaliação. Os planos de ensino devem ser entregues até 30/09. 2.4 Orientações para lançamento de dias letivos para semestre 2022.2: Caso algum professor encontrar dificuldades ou tiver dúvidas quanto aos procedimentos, devem procurar a coordenação do curso. 2.5 Aprovação de nome de um membro externo, da comunidade, para composição do colegiado de Pedagogia: Cristiane sugeriu o nome da professora Lucimar Johansson para compor o colegiado de Pedagogia. Todos os membros presentes concordaram. 2.6 Regimento interno do Curso de Pedagogia-Licenciatura: Há a necessidade de agendar uma reunião específica para discutir essa pauta. 2.7 Obras prioritárias no campus: A coordenação acadêmica do campus enviou e-mail solicitando sugestões de obras prioritárias a serem realizadas no campus. Dessa forma Cristiane solicitou ao colegiado qual seriam as obras de maior relevância no momento. Após discussão sobre o tema, estabeleceu-se a seguinte ordem: Prioridade 1 - Casa de apoio aos estudantes; Prioridade 2 – Biblioteca e ainda as sugestões de um chuveiro e pista de ciclismo. 2.8 Viagem de estudos: Cristiane informou que foram levantadas as seguintes possibilidades para viagem de estudos: Palmas – quilombo; Mangueirinha; Escola do MST – interior de Francisco Beltrão; Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen; Casa Familiar Rural – Santa Catarina; Foz do Iguaçu – Porto Iguaçu (escola); 04 de novembro (sexta-feira) para Foz - Cataratas e Itaipu. Será avaliada a melhor possibilidade. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a sessão, da qual eu, Jeani Escher Schmidt, secretária, lavrei a presente Ata que, após aprovação, será devidamente assinada por mim e pela presidente.

Data do ato: Realeza-PR, 22 de setembro de 2022.
Data de publicação: 28 de fevereiro de 2025.

Cristiane de Quadros
Presidente do Colegiado do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia do Campus Realeza