As oficinas pedagógicas são dirigidas aos alunos do ensino fundamental e médio. Nelas, os mais diversos conteúdos da Física são explorados em sua relação com o cotidiano, também priorizando a interação entre os estudantes e a construção de equipamentos com materiais alternativos.
O diretor do Campus Realeza, José Oto Konzen, destacou o trabalho que o grupo desenvolve na região, culminando com um evento estadual, como o EPAST.
A oficina é uma das atividades desenvolvidas durante o Estágio Curricular Supervisionado, envolvendo a área de Nutrição Social.
Para o sábado (21), estão programados três minicursos: “De Newton à Lua: Teorias práticas na construção e modelagens de foguetes experimentais”; “Construção de um receptor de ondas de rádio – Rádio Galena”; e “Classificação e Identificação de Meteoritos”.
A abertura das atividades será às 9 horas, na Casa da Cultura de Realeza, com a palestra “Um Olhar para o Céu”, sobre aspectos da Astronomia amadora. Outras palestras trazem temas como curiosidades no Sistema Solar, estudo da atividade do Sol e observação de manchas solares, lixo espacial, e Sistemas de Contagem de Tempo baseados na Astronomia.