Publicado em: 28 de abril de 2021 11h04min / Atualizado em: 28 de abril de 2021 15h04min
A UFFS tem novos pesquisadores como bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovados na Chamada CNPq Nº 09/2020 – Bolsas de Produtividade em Pesquisa – PQ. Essa bolsa é destinada aos pesquisadores que se destacam, visando a valorização da produção científica.
Os novos pesquisadores são os professores Adriana Richt, Fernando Henrique Borba e Eduardo Pavan Korf. Agora, a UFFS passa a ter sete bolsistas PQs que são os professores: Adriana Richt (Campus Erechim), Claiton Marcio da Silva (Campus Chapecó), Helen Treichel (Campus Erechim), Leandro Galon (Campus Erechim), Tiago Vecchi Ricci (Campus Cerro Largo), Fernando Henrique Borba (Campus Cerro Largo) e Eduardo Pavan Korf (Campus Erechim).
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clevison Luiz Giacobbo, é de extrema importância a UFFS contar com esses pesquisadores, tanto para captar recursos nos órgãos de fomento, através de projetos de pesquisas, como para a participação em programas de pós-graduação. “Além disso, a concessão dessas bolsas demonstra que estamos desenvolvendo reconhecidas pesquisas de qualidade e com alto potencial para a produção científica”, afirmou.
Além disso, Giacobbo explica que também facilita a participação de grupos em inúmeros editais, com maior chance de aprovação, quando da presença de bolsista de produtividade em pesquisa. Para a UFFS, ainda, a quantidade de bolsistas de produtividade é um dos indicadores também utilizados por agências de fomento e demonstra o quão impactante são as pesquisas. Dessa forma, por meio da PROPEPG, procuramos incentivar que cada vez mais pesquisadores possam submeter projetos e serem contemplados. Convém salientar também que outros projetos de diversas áreas do conhecimento foram reconhecidos pelo CNPq como qualificados e potenciais, embora não tenham sido contemplados com bolsa devido à restrição orçamentária”, explicou.
Para o pró-reitor, a bolsa produtividade é, para todo docente que se dedica desenvolvendo pesquisas, como um troféu na pesquisa, pois, além de fazer parte do que o CNPq considera 'seleto grupo' de pesquisadores, abrem-se portas para concorrer ou coordenar projetos em diversos editais, bem como ter esse auxílio financeiro a mais, para uso nas suas pesquisas.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo