UFFS recebe programação da Comissão Consular da Embaixada do Haiti
No Campus Chapecó, serão atendidos os serviços de emissão e renovação de passaportes e emissão de carteira de identidade haitiana.

Publicado em: 08 de março de 2022 14h03min / Atualizado em: 11 de março de 2022 11h03min

A Universidade Federal da Fronteira Sul é uma das entidades organizadoras da programação da estada em Chapecó da Comissão Consular da Embaixada do Haiti de 21 de março a 2 de abril. A presença da Comissão Consular haitiana, pela primeira vez no município, também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó e da Polícia Federal.

Conforme a Diretoria de Políticas de Graduação (DPGRAD) da UFFS, o principal objetivo da Comissão Consular durante esse período é a disponibilização de serviços à comunidade haitiana de Chapecó e região, principalmente a emissão e renovação de passaportes e emissão de carteira de identidade haitiana.

As ações serão realizadas no espaço da UFFS - Campus Chapecó (SC 484, km 2, Bloco da Biblioteca, hall de entrada, andar térreo, sala 104) de 21 de março a 2 de abril, de segunda a sábado, mediante agendamento prévio. A Embaixada do Haiti no Brasil disponibilizou 2100 vagas para atendimento, todas preenchidas nos dias 25 de fevereiro e 4 de março. A DPGRAD ressalta que não haverá atendimento por livre demanda (todos precisam ter realizado o agendamento prévio) e que o público atendido tome os cuidados sanitários necessários, utilizando máscaras, estejam, preferencialmente, vacinados e que portem também sua própria garrafinha com água.

A diretora de Políticas de Graduação, Rosenei Cella, informa que “há relatos do Centro de Atendimento ao Imigrante da Prefeitura de Chapecó, das associações de imigrantes haitianos, Polícia Federal e outras entidades que atendem esse público de que existe uma grande demanda para ser atendida nos serviços que serão ofertados pela Comissão Consular, já que a Embaixada do Haiti localiza-se em Brasília e é a única responsável pela emissão e renovação de passaportes, por exemplo. Entendemos que essa espécie de força-tarefa será muito importante para toda a população haitiana que precisa desses serviços, posto que Chapecó concentra uma grande população haitiana, bem como há muitos outros na região que precisam desses serviços”.

Cella menciona ainda que “além do que foi dito, a presença dos haitianos e também de agentes públicos de toda a região na UFFS é importante para que conheçam a Instituição, a estrutura e programas, dada a importância da UFFS para a educação superior pública de qualidade e o desenvolvimento das regiões onde está inserida. A UFFS possui o Programa Prohaiti, que desde 2014 possibilita o ingresso de estudantes haitianos nos cursos de graduação, inclusive com vários estudantes graduados. Em 2022, também ocorrerá o ingresso de estudantes via Programa Pró-Imigrante, que possibilita que candidatos imigrantes de todas as nacionalidades possam acessar vagas suplementares nos cursos de graduação da UFFS”.