Publicado em: 25 de março de 2022 17h03min / Atualizado em: 01 de abril de 2022 11h04min
Foram quase dois milhões de reais em doação da Alfândega da Receita Federal de Dionísio Cerqueira para a UFFS. De acordo com o delegado Mark Tolemache, essa foi a maior doação realizada por aquela unidade em toda sua história.
As doações, em sua maioria de equipamentos eletrônicos, serão destinadas a modernizar o acervo da Universidade, a fomentar a implantação do Programa de Gestão (teletrabalho) e a possibilitar o acompanhamento das aulas pelos estudantes, devido a adaptações geradas pela pandemia e também pela necessidade da curricularização da extensão.
De acordo com o delegado, a Receita visa, com as operações de apreensão, evitar que produtos entrem ilegalmente no Brasil, causando um grande dano para a economia nacional, e, também, estabelecer parcerias com entidades sérias e consolidadas para que esses produtos não venham a ser destruídos e possam voltar para a sociedade gerando melhorias e inovações sociais.
A UFFS, além de estar geograficamente próxima da região de fronteira, é especialmente bem vista pela Receita Federal por seu caráter inclusivo, evidente na forma de ingresso nos cursos de graduação – que privilegia estudantes secundarista oriundos da rede pública de ensino – e programas como o Prohaiti e o Programa de Acesso e Permanência dos Povos Indígenas (PIN).
Em visita recente ao Campus Realeza, Tolemache declarou aos conselheiros na reunião do Conselho de Campus que a Receita está à disposição para contribuir com projetos de ensino, pesquisa e extensão que estejam em andamento.
Além de equipamentos eletrônicos, também foram doados pela Receita itens fungíveis, como milho e farinha, que serão utilizados pela turma especial do curso de Agronomia da UFFS que tem as suas atividades desenvolvidas no Instituto Educar, em Pontão (RS). Esses itens, que já foram repassados para o Campus, serão transformados em ração para peixe nas atividades do curso de Agronomia. A Universidade ainda receberá combustível para utilizar em sua frota e vinhos, que serão convertidos em álcool em gel.
Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, as doações recebidas representam muito mais que um fomento material para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, mas sim uma relação de instituições que são amplamente reconhecidas na sociedade e que passam a se fortalecer. “Fomos beneficiados com a maior doação já realizada pela unidade da Receita Federal de Dionísio Cerqueira, e isso faz que com que novas relações institucionais se criem, como no caso com a Receita Federal, e também que outras relações se solidifiquem, como com o Instituto Educar, um parceiro histórico da UFFS”, declarou o reitor.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo