Publicado em: 19 de agosto de 2011 10h08min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min
Encerrou na sexta-feira 19 o primeiro seminário promovido pelo Núcleo de Estudos em Docência (NED) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O evento discutiu perspectivas da profissão docente e aspectos da formação profissional. Participaram professores, alunos dos cursos de licenciaturas da UFFS e professores da educação básica da região.
O seminário, denominado Formação Docente em Perspectiva, teve como foco principal analisar o papel da formação docente no contexto de institucionalização da UFFS. Durante o evento, os participantes puderam discutir aspectos da formação de professores sob o enfoque dos modelos historicamente adotados pelas universidades e por aqueles requeridos pelas políticas de formação atuais.
O evento apresentou o NED da UFFS à comunidade acadêmica regional como um dos espaços institucionais para realização da discussão da docência na UFFS. Conforme o diretor de políticas de graduação, Elsio José Corá, o projeto Núcleo de Estudos em Docência da UFFS foi criado com objetivo principal de fomentar a qualidade dos cursos de licenciatura a partir da implantação e implementação do NED como espaço de articulação entre professores formadores, estudantes das licenciaturas e professores em exercício na educação básica.
Na abertura do evento, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, ressaltou a importância do seminário e do NED para difundir e incentivar os estudos em docência na universidade e que a formação de professores tem um espaço prioritário na Universidade. Para a pró-reitora de graduação da UFFS, Cláudia Finger-Kratochvil, o primeiro seminário é um marco que precisa ficar registrado, pois possibilitará construir um legado maravilhoso para as próximas gerações.
No primeiro dia foram realizados debates sobre a formação de professores no Brasil: história e perspectivas com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leda Scheibe; sobre as políticas de formação de professores atuais: cenário e perspectivas com a professora da UFSC, Roselane Campos; e também sobre a formação e a valorização dos profissionais da educação: o PNE em questão, com o professor da Unoesc, Elton Luiz Nardi, e com as professoras da UFSC, Vera Lúcia Bazzo e Maria Lúcia Maraschin.
No segundo e último dia do seminário foram realizados debates sobre o trabalho docente na Educação Básica brasileira com a professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rosimar Esquisani, e o professor e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), Cléber Ceccon; e o último debate realizado foi sobre a formação de professores no contexto da implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 anos e da ampliação da escolaridade obrigatória, com os professores da Secretaria de Educação à Distância (SEED/SC), Isaac Ferreira e Cristina Bruno, com a professora da Unoesc, Marilda Pasqual Schneider, e com a professora da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEC/RS), Mara Rodrigues Terra.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo