UFFS promove seminário de formação em docência com participação de profissionais da região

Publicado em: 19 de agosto de 2011 10h08min / Atualizado em: 21 de março de 2017 15h03min

Encerrou na sexta-feira 19 o primeiro seminário promovido pelo Núcleo de Estudos em Docência (NED) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O evento discutiu perspectivas da profissão docente e aspectos da formação profissional. Participaram professores, alunos dos cursos de licenciaturas da UFFS e professores da educação básica da região.

O seminário, denominado Formação Docente em Perspectiva, teve como foco principal analisar o papel da formação docente no contexto de institucionalização da UFFS. Durante o evento, os participantes puderam discutir aspectos da formação de professores sob o enfoque dos modelos historicamente adotados pelas universidades e por aqueles requeridos pelas políticas de formação atuais.   
O evento  apresentou o NED da UFFS à comunidade acadêmica regional como um dos espaços institucionais para realização da discussão da docência na UFFS. Conforme o diretor de políticas de graduação, Elsio José Corá, o projeto Núcleo de Estudos em Docência da UFFS foi criado com objetivo principal de fomentar a qualidade dos cursos de licenciatura a partir da implantação e implementação do NED como espaço de articulação entre professores formadores, estudantes das licenciaturas e professores em exercício na educação básica.   
Na abertura do evento, o reitor da UFFS, Jaime Giolo, ressaltou a importância do seminário e do NED para difundir e incentivar os estudos em docência na universidade e que a formação de professores tem um espaço prioritário na Universidade. Para a pró-reitora de graduação da UFFS, Cláudia Finger-Kratochvil, o primeiro seminário é um marco que precisa ficar registrado, pois possibilitará construir um legado maravilhoso para as próximas gerações.    
No primeiro dia foram realizados debates sobre a formação de professores no Brasil: história e perspectivas com a professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Leda Scheibe;  sobre as políticas de formação de professores atuais: cenário e perspectivas com a professora da UFSC, Roselane Campos; e também sobre a formação e a valorização dos profissionais da educação: o PNE em questão, com o professor da Unoesc, Elton Luiz Nardi, e com as professoras da UFSC, Vera Lúcia Bazzo e Maria Lúcia Maraschin.    
No segundo e último dia do seminário foram realizados debates sobre o trabalho docente na Educação Básica brasileira com a professora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Rosimar Esquisani, e o professor e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC), Cléber Ceccon;  e o último debate realizado foi sobre a formação de professores no contexto da implantação e implementação do Ensino Fundamental de 9 anos e da ampliação da escolaridade obrigatória, com os professores da Secretaria de Educação à Distância (SEED/SC), Isaac Ferreira e Cristina Bruno, com a professora da Unoesc, Marilda Pasqual Schneider, e com a professora da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEC/RS), Mara Rodrigues Terra.