Publicado em: 14 de março de 2023 15h03min / Atualizado em: 14 de março de 2023 17h03min
Na última sexta-feira (10/03), foi inaugurada a Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Chapecó, iniciativa voltada a pesquisadores, professores, estudantes e médicos e que promove acesso de alto desempenho às redes e infraestruturas para a realização de pesquisas científicas, teleconsultas, aulas a distância e outras funcionalidades. A infraestrutura da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Chapecó faz parte do programa Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC).
O pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFFS, Claunir Pavan, recebeu a placa que confirma a instalação do PARC na UFFS (Foto: Assessoria de Imprensa/Unochapecó)
A rede viabilizada pela RNP vai interligar as seguintes instituições: UFFS; Unochapecó; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); e a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF). Serão conectados 12 pontos dessas 7 instituições, entre eles o Hospital da Criança, o Parque Tecnológico da Unochapecó, as unidades de zootecnia e de enfermagem da Udesc e o Hospital Regional do Oeste da ALVF.
Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a participação da UFFS na Rede Parc Chapecó é muito oportuna. "É um compromisso das instituições envolvidas com a comunidade regional por uma educação de qualidade e inovadora. Certamente a rede oportunizará o provimento de serviços avançados de comunicação que beneficiam a comunidade, principalmente nas áreas da educação e saúde, e a execução de projetos que avançam as fronteiras da ciência, tecnologia e inovação", afirma.
O Secretário Especial de Tecnologia e Informação da UFFS, Ronaldo Breda, aponta que entre os benefícios de fazer parte dessa rede, além de alta capacidade e velocidade muito superior às redes disponíveis até então, também está a melhoria na questão da estabilidade na oferta da conexão. "Com a rede, chegam duas fibras óticas e isso nos dá segurança de que o serviço de internet esteja disponível, por exemplo, no caso de rompimento de uma fibra, temos outra que fornecerá o serviço", aponta.
A PARC-Chapecó terá mais de 50 km de cabos de fibra óptica que oferecerão aos usuários velocidades de acesso de até 6 Gb/s.
* Informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Unochapecó
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo