UFFS passa a integrar Rede de Dados de Alta Velocidade da RNP
Rede faz parte do programa Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC)

Publicado em: 14 de março de 2023 15h03min / Atualizado em: 14 de março de 2023 17h03min

Na última sexta-feira (10/03), foi inaugurada a Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Chapecó, iniciativa voltada a pesquisadores, professores, estudantes e médicos e que promove acesso de alto desempenho às redes e infraestruturas para a realização de pesquisas científicas, teleconsultas, aulas a distância e outras funcionalidades. A infraestrutura da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Chapecó  faz parte do programa Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC).

O pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFFS, Claunir Pavan, recebeu a placa que confirma a instalação do PARC na UFFS (Foto: Assessoria de Imprensa/Unochapecó)

A rede viabilizada pela RNP vai interligar as seguintes instituições: UFFS; Unochapecó; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC); Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri); Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); e a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF). Serão conectados 12 pontos dessas 7 instituições, entre eles o Hospital da Criança, o Parque Tecnológico da Unochapecó, as unidades de zootecnia e de enfermagem da Udesc e o Hospital Regional do Oeste da ALVF.

Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a participação da UFFS na Rede Parc Chapecó é muito oportuna. "É um compromisso das instituições envolvidas com a comunidade regional por uma educação de qualidade e inovadora. Certamente a rede oportunizará o provimento de serviços avançados de comunicação que beneficiam a comunidade, principalmente nas áreas da educação e saúde, e a execução de projetos que avançam as fronteiras da ciência, tecnologia e inovação", afirma.

O Secretário Especial de Tecnologia e Informação da UFFS, Ronaldo Breda, aponta que entre os benefícios de fazer parte dessa rede, além de alta capacidade e velocidade muito superior às redes disponíveis até então, também está a melhoria na questão da estabilidade na oferta da conexão. "Com a rede, chegam duas fibras óticas e isso nos dá segurança de que o serviço de internet esteja disponível, por exemplo, no caso de rompimento de uma fibra, temos outra que fornecerá o serviço", aponta.

A PARC-Chapecó terá mais de 50 km de cabos de fibra óptica que oferecerão aos usuários velocidades de acesso de até 6 Gb/s.

 

* Informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Unochapecó