Publicado em: 19 de agosto de 2010 15h08min / Atualizado em: 17 de março de 2017 14h03min
Concórdia – A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participou de uma reunião sobre biogás no dia 16, em Concórdia. A iniciativa foi da Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás), que busca parcerias para construir plantas de biogás com tecnologia alemã, a partir de resíduos da criação comercial de animais (suínos e aves, por exemplo). Representaram a UFFS o pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho e o professor Leandro Bassani.
Segundo o pró-reitor, durante o encontro a UFFS apresentou seus cursos e metas, expondo possibilidades de interação com estas iniciativas na área de biogás e tratamento de resíduos. “A UFFS pode contribuir de diversas formas (em um projeto de biogás): promovendo a formação de profissionais capacitados que no futuro possam trabalhar com esta tecnologia; prestando serviços de análise de resíduos – matéria-prima para gerar o biogás – e de subprodutos; e também desenvolvendo pesquisas para adaptar a tecnologia existente para a realidade brasileira e catarinense”, afirmou.
Ainda conforme Geraldo, a SCGás promoveu a reunião porque pretende desenvolver projetos no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina, onde há disponibilidade de resíduos das criações de animais. Também quer ampliar a abrangênciade fornecimento de gás para estas regiões, ainda pouco atendidas pelo fornecimento atual.
Participaram também desta reunião a BR Foods/Sadia e a Archaea ME LE, empresa Alemã que comercializa esta tecnologia. A BR Foods/Sadia, enquanto fornecedora da matéria-prima (resíduos) e parceira no projeto, solicitou uma análise de viabilidade econômica e logística, o que deverá ser feito em encontros entre os técnicos da SCGás, Sadia e Archaea ME LE. A UFFS deverá acompanhar estes encontros.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo