Publicado em: 28 de outubro de 2010 10h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 17h03min
Nos dias 18 e 19, aconteceu em Florianópolis o Simpósio Binacional Brasil-Alemanha para debater as mais recentes tecnologias de produção de biogás. O evento foi promovido pelo Ministério da Alimentação, Agricultura e de Proteção ao Consumidor da Alemanha e teve como objetivo principal promover o intercâmbio de experiências no setor de produção de energias renováveis, em especial do biogás. O Simpósio apresentou o que há de melhor do setor na Alemanha e no Brasil, com discussões que envolveram as possibilidades e os limites na transferência de tecnologias, da produção de energia a partir de dejetos e plantas energéticas, resíduos e outros, sempre numa perspectiva de análise de impacto sobre o meio ambiente e de viabilidade econômico-financeira.
O Brasil foi representado por professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Já da UFFS participaram o reitor, Dilvo Ristoff, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho, e os coordenadores dos cursos de Engenharia Ambiental e Recursos Renováveis, de Chapecó, Leandro Bassani, de Erechim, Anderson Alves Ribeiro, e de Cerro Largo, Debora Machado. Conforme Dilvo Ristoff, “a decisão da UFFS em oferecer 3 cursos de Engenharia Ambiental e Recursos Renováveis e mais 4 de Agronomia (com ênfase em agroecologia) exige que a UFFS participe como protagonista nas discussões deste tema”.
Na opinião do dirigente, “as toneladas de dejetos gerados todos os dias nesta região exigem ações urgentes e firmes que assegurem, ao mesmo tempo, a limpeza do meio ambiente, a saúde dos rios, lagos e do Aquífero Guarani, e também a saúde do planeta . Eventos como este nos mostram que é possível produzir, com as tecnologias existentes e alguma pesquisa, energia elétrica, adubo orgânico em grande quantidade, enquanto cuidamos do meio ambiente”. Ainda na visão de Dilvo Ristoff, “nosso trabalho hoje é motivar professores e estudantes para que se engajem desde já nestes projetos, e assim construir as bases para que a UFFS torne-se referência nacional na área”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo