Publicado em: 26 de novembro de 2013 07h11min / Atualizado em: 29 de março de 2017 10h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi uma das instituições colaboradoras durante a 2ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (II Ficiencias), realizada em Foz do Iguaçu, no Paraná, entre os dias 19 e 22 de novembro. O evento reuniu estudantes brasileiros, paraguaios e argentinos do ensino fundamental, técnico, profissionalizante e EJA, tanto da rede pública quanto particular. A UFFS contribuiu com a organização e o planejamento da Ficiencias, além de avaliar parte dos trabalhos finalistas em exposição. O evento contou ainda com palestras, oficinas e apresentações culturais.
Ligados às áreas de Química, Física, Ciências Biológicas e Informática, o grupo formado por seis professores do Campus Realeza, Passo Fundo e Erechim foi responsável pela avaliação de parte dos 142 trabalhos apresentados na Feira. Desse total, 29 foram premiados nas categorias classificação geral; área de conhecimento (engenharias, ciências da saúde, sociais aplicadas, agrárias, humanas, exatas e da terra e biológicas); menção honrosa; aluno destaque do Brasil e do Paraguai; projeto destaque do Brasil e do Paraguai.
Uma das oficinas da Feira foi ministrada pelas acadêmicas Alessandra da Silva e Edimara Hahn, do curso de Física do Campus Realeza. Ambas integram o projeto de extensão “Laboratório demonstrativo de Física”, que aborda os conceitos básicos da área a partir de temas do cotidiano, como a propagação de ondas mecânicas e ondas estacionárias, utilizando instrumentos musicais de corda, fabricados com materiais recicláveis. O tema foi apresentado para os alunos participantes do evento.
Já direcionada aos professores da educação básica, estava a oficina “Construção de conhecimentos em educação ambiental por meio de jogos de tabuleiro”, ministrada pela professora Cherlei Márcia Coan, do Campus Erechim.
Entre as apresentações culturais, estava a participação do projeto de extensão do Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é” com a peça “Un rapido dispado versão 3”. O grupo ousou ao apresentar o espetáculo em língua espanhola, o que agradou os participantes do evento, formado por brasileiros, paraguaios e argentinos.
Além disso, o Campus Realeza disponibilizou transporte aos acadêmicos dos cursos de licenciatura em Física, Química, Ciências Biológicas e Letras: Português/Espanhol para conhecerem a criatividade, a inovação tecnológica, a praticidade e a viabilidade dos trabalhos expostos durante Ficiencias. Cerca de 65 acadêmicos de diversas fases dos cursos visitaram a feira.
Integrando a organização do evento estavam o diretor de Políticas de Graduação, Elsio Corá, como representante do Comitê Gestor da Ficiencias e a professora da Campus Realeza Danielle Nicolodelli Tenfen, do Comitê Acadêmico da Feira. A avaliação dos trabalhos foi feita pelos professores do Campus Realeza Bruno dos Santos Pastoriza, Paulo Sérgio de Camargo Filho, Paula Vanessa Bevian e Luciana Borowski Pietricoski; do Campus Erechim Cherlei Márcia Coan; e do Campus Passo Fundo Lucimar Fossatti de Carvalho.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo