UFFS lança livro da Coepe na Assembleia Legislativa do Paraná

Publicado em: 08 de maio de 2012 09h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 09h03min

Uma comitiva da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) esteve presente na última segunda-feira, dia 07 de maio, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, para prestigiar o lançamento do livro “Construindo Agendas e Definindo Rumos”, organizado pela Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (Coepe). A iniciativa da solenidade partiu da deputada estadual Luciana Ragagnin (PT). Participaram da cerimônia o reitor da UFFS, Jaime Giolo, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, e o diretor da UFFS - Campus Realeza, João Alfredo Braida, além de professores, servidores e alunos da instituição da UFFS - Campus Realeza e da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul.

A Assembleia Legislativa do Paraná foi a terceira casa a receber o lançamento do livro, nos meses de novembro e dezembro de 2011 o evento ocorreu nas Assembleias Legislativas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, respectivamente, Estados que abrigam os campi da UFFS.

De acordo com o reitor, Jaime Giolo, esse ciclo de lançamentos nas Assembleias contribui para o estreitamento das relações entre as duas entidades, principalmente para apresentar aos representantes de todas as regiões dos Estados envolvidos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela UFFS. “É de extrema importância que as Casas Legislativas saibam das potencialidades da Universidade na realização de políticas públicas”, afirmou.

O livro aborda temas discutidos na conferência realizada em 2010, no qual sintetiza o conjunto de debates feitos e as decisões que foram tomadas sobre as ações da Universidade na sua área de atuação. Segundo o Pró-Reitor e organizador do livro, Joviles Vitório Trevisol, esse documento é uma espécie de Carta Magna, a constituição da UFFS, pelo fato de conter os primeiros passos sobre o processo de implantação da instituição e as preocupações com o desenvolvimento da região.

Para o diretor da UFFS – Campus Realeza, João Alfredo Braida, o encontro foi produtivo em dois aspectos. O primeiro de tornar a marca da Universidade conhecida em todas as regiões do Estado, por meio dos veículos de comunicação presentes e pelos deputados. O segundo aspecto foi o lançamento do livro que é um marco inicial para o direcionamento dos estudos sobre ensino pesquisa e extensão.

O acadêmico da 5ª fase do curso de Ciências da UFFS – Campus Realeza, Willian Moura, participou desde o início das discussões da Coepe e disse estar muito honrado por fazer parte da comitiva que foi até Curitiba e por ser da primeira turma da UFFS. “Isso é muito valioso para minha formação, pois sei que estou fazendo parte da construção e da história da Universidade”, ressaltou.

Para a deputada estadual, Luciana Rafagnin, a UFFS é uma instituição diferenciada, que nasceu da demanda e da luta populares e privilegia as vocações da economia regional. “Oportunidade de continuação dos estudos sempre foi uma das bandeiras dos movimentos ligados à agricultura familiar e luta pela terra para segurar a população jovem no campo. A UFFS, hoje, é uma prova de que não só nossas lideranças estavam certas como a expansão do ensino superior é uma forma de promover o desenvolvimento socioeconômico das regionais mais desassistidas no passado pelo poder público”, concluiu.

Ao final, o reitor Jaime Giolo foi presenteado pelo Presidente da Casa paranaense, deputado Valdir Rossoni (PSDB), com a escultura de uma araucária, símbolo do Estado.