Publicado em: 28 de março de 2011 09h03min / Atualizado em: 20 de março de 2017 16h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou, recentemente, editais e uma portaria que contribuem com a vida acadêmica dos estudantes. A Portaria 256 estabelece os critérios e orientações para apoio financeiros à participação em eventos. Já os editais 53 e 54 fazem parte do Programa de Permanência da UFFS.
A portaria institucionaliza o auxílio financeiro e dá a oportunidade de os estudantes apresentarem trabalhos em eventos acadêmicos em território nacional ou em países integrantes do Mercosul. A intenção, segundo o diretor de Assuntos Estudantis, Maurício Fernando Bozatski, é contribuir com a qualidade da formação dos estudantes. “É uma oportunidade para a inserção no mundo da pesquisa e divulgação científica, de potencializar a formação e de preparar as bases para a pós-graduação dos estudantes”, afirmou o diretor.
O apoio poderá ser usado, exclusivamente, para compra de passagens, hospedagem, pagamento de inscrição no evento e alimentação, somente uma vez ao ano por estudante. O pedido deve ser encaminhado pelo acadêmico interessado ao Setor de Assuntos Estudantis do campus (em requerimento específico), juntamente com Ata do respectivo Colegiado ao qual o estudante está vinculado recomendando a participação do acadêmico no evento, até 30 dias antes do início do evento. Também deve ser entregue a documentação obrigatória (previsão de gastos, cópia do cartão bancário ou comprovante de abertura de conta com número da conta, agência e banco para depósito, atestado de frequência, comprovante do evento, cópia de documento de aceite para apresentação do trabalho e cópia impressa do trabalho).
A análise das solicitações será feita pela DAE, com base na previsão de gastos, no caráter de abrangência do evento e na indicação do Colegiado. O estudante deverá utilizar a logomarca da UFFS na apresentação do trabalho, seguindo o Manual de Identidade Visual da instituição. Depois do evento será necessário comprovar a participação no evento e as despesas mediante comprovante de pagamentos e de despesas.
Dentro do Programa de Permanência, o edital 53 visa selecionar projetos de Iniciação Acadêmica propostos por servidores da UFFS e que vão alocar os estudantes aptos a receberem bolsas de estudo (de acordo com a Análise Sócio-econômica). A inscrição dos projetos é de 28 de março a quatro de abril, a avaliação, pela DAE, acontece nos dias 5 e 6, e a alocação dos bolsistas, nos dias 19 e 20. O período de vigência dos projetos será de dois de maio a 31 de dezembro.
Há também o edital 54, que dispõe sobre os estudos orientados. Servidores podem se inscrever para orientar os estudos dos acadêmicos. Para isso, precisam dispor de quatro horas semanais para a supervisão dos bolsistas. As inscrições acontecem de 28 de março a primeiro de abril. O período de vigência será de dois de maio a 31 de dezembro.
Todas as informações podem ser consultadas nos próprios editais, disponíveis na página da instituição, no link Boletim Oficial>Editais ou Portarias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo