Publicado em: 21 de maio de 2012 08h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 09h03min
Dando continuidade ao processo de integração da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) à vida comunitária dos espaços onde está inserida, a UFFS agora faz parte do Conselho Consultivo de um das áreas de conservação mais importantes da região oeste de Santa Catarina e do Sul do Brasil, a Floresta Nacional de Chapecó.
Criada em 1968, a Floresta é uma Unidade de Conservação de Manejo Sustentável. Um reservatório da biodiversidade regional, localizado nos municípios de Chapecó e Guatambu, compondo uma área de mais 1.400 hectares de mata e espécies em extinção.
O Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Geraldo Ceni Coelho, é o representante da UFFS no Conselho. Segundo ele, a Floresta Nacional de Chapecó é um grande patrimônio da região, em face da redução crescente na área verde de Chapecó e cidades vizinhas. Um dos trabalhos mais relevantes da UFFS neste Conselho é contribuir para a valorização de uma área como esta, em que pese os conflitos que ocorrem no seu entorno. “O Plano de Manejo, recém elaborado, e que aguarda homologação, orientará o uso da área e a UFFS pode contribuir bastante para a discussão ecológica em torno da Floresta Nacional de Chapecó, e interagir através de sua comunidade acadêmica para seu uso sustentável”, frisa.
O professor também destaca outro desafio na representatividade no Conselho. “Outro desafio é substituir gradativamente os plantios de Pinus que existem na área há mais de 30 anos. Estes começaram na década de 60 do séc. XX, visando estimular o plantio destas exóticas para fins comerciais. Esta substituição requer o desenvolvimento de metodologias especiais, porque os Pinus são bastante agressivos em sua regeneração, impedindo o retorno da Floresta nativa. A Floresta Nacional de Chapecó é uma, o que permite diversos usos da área, incluindo pesquisas, ensino e extensão, uso econômico extrativista, e recreação”, finaliza.
O Conselho Consultivo está previsto em Lei e reúne representantes da sociedade em geral e das Comunidades do entorno destas Unidades. O Conselho Consultivo opina sobre o manejo da Unidade, as atividades a serem realizadas, e sua divulgação. O mandato dos membros é de dois anos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo