Publicado em: 19 de novembro de 2024 13h11min / Atualizado em: 19 de novembro de 2024 16h11min
Em 2024, a Universidade Federal da Fronteira Sul, juntamente com outras Universidades, passou a integrar a Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, com sede na Universidade Federal de Viçosa – UFV. O certificado foi entregue durante a abertura do XV Colóquio Organizações, Desenvolvimento e Sustentabilidade e da II Conferência Internacional de Economia Criativa e Políticas Públicas, realizados em Belém-PA, nos dias 4 a 7 de novembro.
O projeto de criação da Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para estudos e projetos ligados à economia criativa e políticas públicas foi aprovado em 2022, após dois anos de negociações e relações internacionais.
Inicialmente, reunia pesquisadores de 14 universidades brasileiras, a maioria pública, além de quatro instituições estrangeiras. Nelas, há pesquisadores de áreas multidisciplinares, como engenharia ambiental, geografia, economia, turismo, administração, gestão pública e ciências naturais, que estão ligados a uma rede global, articulando temas como turismo, cultura, gestão e eventos.
A aprovação do projeto, elaborado pelo grupo de pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração Pública da UFV, foi comunicada oficialmente ao reitor da Universidade, Demetrius David da Silva, pelo diretor da área do Futuro da Aprendizagem e Inovação da Unesco, Sobhi Tawil, no dia 15 de março de 2022.
Conforme a docente da UFFS, Débora Regina Schneider Locatelli, “esta certificação é o reconhecimento dos esforços da comunidade acadêmica dentro destas duas áreas. Com isso, a Instituição ganha projeção nacional e internacional, envolvendo capacidades /competências relacionadas ao trabalho colaborativo, em rede e relacionáveis aos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas”.
Para Locatelli, algumas iniciativas contribuíram para a UFFS ser integrada à Cátedra da Unesco, tais como a implementação da Especialização em Processos e Produtos Criativos e suas Interfaces e de Gestão Pública, da Graduação em Gestão Pública e do Mestrado Profissional em Administração Pública, além de pesquisas com a temática da Cátedra em andamento na UFFS.
Sobre o processo de integração
Ocorre por meio de pedido formal para os contatos da cátedra (site catedraunesco.org) ou por meio do coordenador geral via email feito por pesquisadora/e/s interessado/as em contribuir com atividades de ensino, pesquisa ou extensão alinhadas com os objetivos da Cátedra Unesco em Economia Criativa e Políticas Públicas, disponíveis no link.
Entre os critérios para fazer parte da Cátedra estão: ter histórico de atuação em temas relacionados e afins ao escopo da Cátedra; possuir agenda de trabalho alinhados aos objetivos da Cátedra; articular ações em parceria/colaboração com algum outro pesquisador.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo