Publicado em: 08 de dezembro de 2009 10h12min / Atualizado em: 16 de março de 2017 17h03min
Florianópolis – O Manual de Identidade Visual da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi criado para preservar o uso da marca da instituição. A representação da chama, que ressalta o pioneirismo e a sabedoria, estará gravada nos totens de entrada dos campi em Chapecó (SC), Cerro Largo e Erechim (RS) e Realeza e Laranjeiras do Sul (PR). O objetivo é valorizar a instituição e para que seja reconhecida de forma única pelo seu público interno e externo.
A utilização da marca deverá seguir as especificações técnicas do Manual. Ela estará, também, nas placas de sinalização interna e externa dos campi, adesivada na frota de veículos e aplicada em qualquer material produzido como bandeiras, outdoors, crachás de identificação, rótulos de CDs e DVDs, papelaria (cartões, envelopes, blocos, pastas) e em material promocional (camisetas, bonés, chaveiros, botons).
A representação gráfica da marca que traduz o conceito de uma instituição inovadora e comprometida com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão foi criada pela equipe da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom), coordenada pelo designer gráfico Vicenzo Berti. Participou do grupo o estagiário Tiago Moritz Andrade, aluno de graduação de Design Gráfico da UFSC. Tiago, inclusive, incluiu no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a identidade visual da UFFS.
A marca da instituição se torna emblemática por expressar os fundamentos que nortearão o seu funcionamento. A chama, que representa o fogo, uma das primeiras tecnologias descobertas pela humanidade, indica uma forma inovadora de atuar, voltada à inclusão social. As três labaredas também têm um forte significado pelo fato de a UFFS estar localizada nos três estados do Sul do país. Representa, ainda, a comunidade universitária formada pelos estudantes, professores e técnicos que, juntos, buscarão a permanente excelência do tripé ensino, pesquisa e extensão. A cor verde da chama tripartite revela a preocupação com o ambiente e o desenvolvimento sustentável nas regiões em que a instituição está inserida.
O designer Vizenzo Berti ressaltou a importância de a UFFS ter a preocupação de criar uma identidade visual antes do seu funcionamento. “A marca ajuda a consolidar a imagem da instituição”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo