Publicado em: 30 de julho de 2013 08h07min / Atualizado em: 28 de março de 2017 11h03min
A partir de agora, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) conta com mais quatro bolsas em seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Atendendo à solicitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a concessão de mais três bolsas, passando de 11 para 14. A UFFS também acaba de ser contemplada com mais uma bolsa de Iniciação Científica – IC, voltada para Ações Afirmativas.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenador institucional do PIBIC na UFFS, Joviles Vitório Trevisol, “o PIBIC é o programa mais antigo de formação de jovens pesquisadores no país. Ele se destina aos estudantes de ensino médio e de graduação que demonstram interesse pela pesquisa e condições para desenvolver um projeto de pesquisa sob a supervisão de um professor orientador”. Para Trevisol, o Programa tem bastante importância acadêmica, pois “muitos bolsistas de Iniciação Científica prosseguem na pesquisa, fazendo mestrado, doutorado e tornando-se docentes do ensino superior".
Sobre o PIBIC
O Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) recebeu as primeiras bolsas do CNPq em 2011, logo após a criação do Programa no âmbito da UFFS. Atualmente, o PIBIC/UFFS conta com 218 bolsas de Iniciação Científica, sendo 14 do CNPq, 18 da FAPERGS e 186 mantidas com recursos próprios da UFFS. Além das bolsas destinadas aos estudantes de graduação (PIBIC), o CNPq disponibiliza à UFFS mais 43 bolsas de Iniciação Científica a estudantes do Ensino Médio.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo