Publicado em: 12 de julho de 2012 10h07min / Atualizado em: 23 de março de 2017 16h03min
O “Estado atual das políticas de Educação Integral do Brasil” foi o tema da palestra ministrada pela diretora de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (MEC), Jaqueline Moll, nesta quinta-feira (12) em Erechim. A atividade marcou o lançamento oficial da pós-graduação lato sensu em Educação Integral no campus local da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
Para a palestra, realizada no auditório da Faculdade Anglicana de Erechim (FAE) foram convidados representantes das Secretarias Municipais de Educação de Erechim e região, da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), professores e acadêmicos da UFFS e de outras instituições de ensino superior. O reitor da Universidade, Jaime Giolo, ressaltou o compromisso da instituição com a formação de professores e demais profissionais da educação. “Nós sabemos do movimento que temos que fazer em relação a qualificação da escola, da educação brasileira”, disse.
A UFFS foi a primeira universidade do país a oferecer uma especialização na área de Educação Integral e em julho deste ano formou a primeira turma, no Campus Chapecó. Segundo Jaqueline Moll, atualmente 37 universidades federais do país estão com cursos de especialização em Educação Integral em andamento. Isso porque a jornada escolar ampliada é uma política do Ministério da Educação e que depende, para seu êxito, de profissionais capacitados para implementá-la.
“Em uma sociedade tão desigual como a nossa, ampliar o tempo das crianças, a começar pelas crianças mais pobres é uma condição para o enfrentamento dessa profunda desigualdade. Nós construímos uma estratégia, absolutamente exitosa, que vai produzindo esse círculo virtuoso, que vai ampliando o tempo e modificando o trabalho que a escola faz”, explicou Jaqueline.
Conforme a coordenadora da pós-graduação no Campus Erechim, Maria Silvia Cristofoli, localmente foram abertas 50 vagas para a especialização. O período de inscrições no processo seletivo foi aberto nesta quinta-feira, 12 de julho, e segue até o dia 13 de agosto. A previsão é que o curso tenha duração aproximada de 18 meses, com 424 horas/aulas, as quais acontecerão nas sextas-feiras à noite e sábados durante todo o dia.
Consulte aqui o edital para orientações sobre o processo seletivo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo