Publicado em: 05 de agosto de 2021 14h08min / Atualizado em: 06 de agosto de 2021 14h08min
A UFFS, as universidades UDESC, UNOCHAPECÓ, UCEFF, SENAC e o Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) assinaram um protocolo de intenções para promover a cooperação acadêmica, científica e cultural, nas áreas de suas especializações para a promoção, desenvolvimento e execução de ações que fomentem e viabilizem a implementação e operacionalização do Centro de Inovação em Resgate e Saúde (CIRS).
O CIRS, que está em construção em Chapecó, é um projeto desenvolvido no modelo de cooperação e gestão compartilhada envolvendo as seis instituições de ensino, o CBMSC e a Prefeitura de Chapecó que tem como objetivo ser um polo especializado na formação e capacitação continuada de bombeiros e profissionais de saúde. O local terá um complexo de saúde, contendo 12 salas, com estrutura similar a um hospital, permitindo a realização de simulações. Nesse espaço, será possível o desenvolvimento de competências e habilidades durante todas as fases acadêmicas que compõem a formação do profissional da área da saúde, permitindo ainda sua constante atualização.
O espaço ainda contará com áreas para simulação de ocorrências envolvendo veículos leves, pesados, composições férreas e aeronaves. Também haverá um túnel para atendimento em situações de baixa visibilidade e presença de fumaça, ponte com tanque alagado e todas as demais áreas que simularão rodovias e áreas urbanas, com cruzamentos, guardrails, postes e demais estruturas. A estrutura também permitirá pesquisas na área de Resgate Veicular, implementação de tecnologias que reduzam lesões em acidentes veiculares e fomento a inovação no resgate veicular.
Com o propósito de se tornar referência no atendimento ao trauma, o CIRS impulsionará a pesquisa nessa área, construindo e compartilhando conhecimento que terá impacto direto em saúde pública. Com o protocolo de intenções, as universidades e o CBMSC vão preparar programas ou projetos com plano de trabalho específico e também indicarão coordenadores de cada instituição que serão responsáveis por planejar e coordenar os programas ou projetos de cooperação futura e avaliar atividades executadas.
As coordenadoras indicadas pela UFFS foram as professoras Aline Massaroli, do curso de Enfermagem, e a professora do curso de Medicina, Thais Nascimento Helou.
*Matéria com informações do CBMSC.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo