Publicado em: 06 de dezembro de 2013 07h12min / Atualizado em: 29 de março de 2017 11h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) recebeu hoje a comunicação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que foi contemplada com mais uma bolsa para o Programa Professor Visitante Nacional Sênior.
O professor visitante, como é requisito do edital, é um docente de trajetória consolidada e também aposentado. Entre outros requisitos, para participar do programa de professor visitante, o docente precisa ser portador de título de Doutor, ou equivalente, há pelo menos 10 anos; estar aposentado ou oficialmente licenciado a partir do momento de implementação e durante o período da bolsa; ter sido docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área e ter produção científica relevante e ser bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq.
Neste edital, a UFFS aprovou a Professora Delia Rodriguez Amaya, da área de ciências de alimentos. De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Trevisol, a docente atuará, na UFFS, junto ao recém-criado Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, a ser ofertado no Campus de Laranjeiras do Sul (PR). Esta será a primeira vez que o Campus recebe um Professor Visitante. Atualmente a UFFS já conta com cinco Professores Seniors.
O Pró-reitor comenta a importância da aprovação. “A presença desses professores tem sido muito importante nessa fase de implantação de nossa pós-graduação. A formação acadêmica e a experiência dos docentes acabam sendo incorporadas nas dinâmicas institucionais. A atuação da próxima docente sênior será em Laranjeiras do Sul, campus onde estamos implantando uma importante pós-graduação na área de agroecologia e desenvolvimento rural sustentável e estamos construindo o projeto para um mestrado em Ciência de Alimentos. Desta maneira a instituição está dando passos importantes, cujos resultados começam a aparecer", ressalta.
Para atuar na instituição, o docente aprovado tem uma bolsa da CAPES para um período de 24 meses.
Sobre Delia Rodriguez Amaya
Atualmente é Presidente da International Academy of Food Science and Technology (IAFoST) no biênio 2014-2016. Foi eleita fellow em 2003 pelo seu destacado desempenho internacional na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, tem sido membro do Conselho Executivo da Academia desde 2008. De 1977 a 2010, quando se aposentou, Dra. Delia foi professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo desenvolvido intensas atividades de ensino, pesquisa e administração. É autora de mais de 230 publicações científicas (livros, capítulos, trabalhos completos), a maioria em circulação internacional. Vários dos seus artigos ficaram nas listas dos 10 mais citados e/ou 10 mais lidos de periódicos internacionais. Apresentou mais de 240 trabalhos em mais de 25 países, proferiu mais de 200 palestras em 30 países e ministrou cursos de curta duração em vários países como Filipinas, México, Argentina, Chile, África do Sul, Tanzânia e China, patrocinados principalmente pela FAO e HarvestPlus.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo