Publicado em: 05 de setembro de 2012 08h09min / Atualizado em: 24 de março de 2017 09h03min
Dois projetos de pesquisa sobre agroecologia desenvolvidos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão entre os quatro selecionados para representar a região Sul do país em um evento nacional, em dezembro, no Rio de Janeiro. Os projetos são dos campi de Laranjeiras do Sul e Cerro Largo.
A escolha foi feita em um seminário na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 29 a 31 de agosto, que contou com representantes dos projetos aprovados no edital n° 58 do CNPq na região Sul, além de consultores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Do projeto de Laranjeiras do Sul, “Desafio da construção de uma universidade comprometida com a agroecologia: uma nova proposta”, participou o professor Henrique von Hertwig Bittencourt. Já o trabalho de Cerro Largo, “A Agroecologia na dinâmica do Desenvolvimento Rural do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul: o papel das instituições locais e a integração da Universidade Federal da Fronteira Sul nesse processo”, teve como representante o professor Benedito Silva Neto. Ambos envolvem professores, técnico-administrativos, bolsistas de graduação e agricultores em seu desenvolvimento.
"Parece que fomos imbuídos de uma grande responsabilidade e espero que possamos representar bem os demais projetos aprovados para que esta iniciativa do MDA continue e possa ser expandida. O MDA é um parceiro importante dos núcleos de agroecologia das universidades, existe uma comunicação muito boa entre as partes. O evento nacional será uma oportunidade para reafirmar este compromisso mútuo e manter o diálogo existente na busca por ainda mais incentivo a ações desta natureza.", finaliza Bittencourt.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo