Projetos de pesquisa da UFFS representarão Sul do país em evento nacional

Publicado em: 05 de setembro de 2012 08h09min / Atualizado em: 24 de março de 2017 09h03min

Dois projetos de pesquisa sobre agroecologia desenvolvidos na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) estão entre os quatro selecionados para representar a região Sul do país em um evento nacional, em dezembro, no Rio de Janeiro. Os projetos são dos campi de Laranjeiras do Sul e Cerro Largo.

A escolha foi feita em um seminário na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de 29 a 31 de agosto, que contou com representantes dos projetos aprovados no edital n° 58 do CNPq na região Sul, além de consultores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).  Do projeto de Laranjeiras do Sul, “Desafio da construção de uma universidade comprometida com a agroecologia: uma nova proposta”, participou o professor Henrique von Hertwig Bittencourt. Já o trabalho de Cerro Largo, “A Agroecologia na dinâmica do Desenvolvimento Rural do Norte e Noroeste do Rio Grande do Sul: o papel das instituições locais e a integração da Universidade Federal da Fronteira Sul nesse processo”, teve como representante o professor Benedito Silva Neto. Ambos envolvem professores, técnico-administrativos, bolsistas de graduação e agricultores em seu desenvolvimento.

"Parece que fomos imbuídos de uma grande responsabilidade e espero que possamos representar bem os demais projetos aprovados para que esta iniciativa do MDA continue e possa ser expandida. O MDA é um parceiro importante dos núcleos de agroecologia das universidades, existe uma comunicação muito boa entre as partes. O evento nacional será uma oportunidade para reafirmar este compromisso mútuo e manter o diálogo existente na busca por ainda mais incentivo a ações desta natureza.", finaliza Bittencourt.