Publicado em: 01 de setembro de 2011 09h09min / Atualizado em: 22 de março de 2017 08h03min
Desde o mês de março, o dia a dia do Campus Erechim da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) vem sendo registrado através do projeto de extensão “Comunica”. Trata-se de um laboratório de produção textual que oferece a estudantes de graduação da UFFS a oportunidade para desenvolverem suas habilidades e competências na escrita de textos.
O projeto é organizado e orientado por professores da área de letras do campus e conta com sete acadêmicos, entre bolsistas e voluntários, dos cursos de Filosofia, Geografia e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis. O coordenador do projeto, Atilio Butturi Jr., afirmou que uma das exigências do ensino superior, independentemente da área de formação do sujeito, é o desenvolvimento de habilidades e competências relativas à produção textual.
Os textos produzidos são postados nos blogs do projeto Comunica e tratam sobre a vida universitária do campus Erechim. Segundo a professora colaboradora do projeto, Alessandra Ávila Martins, os estudantes procuram registrar todos os eventos e fatos importantes da e para a universidade, promovendo assim a sua difusão, socialização e democratização junto às comunidades interna e externa.
“O projeto permite que os estudantes tenham contato com diferentes gêneros do discurso. Além de produzirem textos como notícias e entrevistas, eles leem textos de outros gêneros textuais para respaldarem suas produções”, explicou a também professora colaboradora, Ani Carla Marcehsan.
Desde o início das atividades, a experiência tem mostrado que o projeto, além de colaborar para a formação acadêmica, proporcionando o desenvolvimento das competências e habilidades na produção textual, também possibilita aos acadêmicos envolvidos tornarem-se cidadãos mais críticos. “A produção textual da esfera jornalística do projeto Comunica tem me ajudado tanto na produção e interpretação de trabalhos acadêmicos quanto em minha vida pessoal a partir do momento que amplia meus horizontes e minha forma de ver, interpretar e compreender o mundo”, afirmou a bolsista do projeto e acadêmica do curso de Licenciatura em Geografia, Seli Teresinha Leite.
Outro resultado positivo do projeto se estende à comunidade em geral, uma vez que colabora com a democratização das informações do meio universitário, fazendo com que toda a sociedade possa se inteirar do cotidiano da UFFS. Os textos produzidos podem ser conferidos nos blogs http://comunicaerechim.blogspot.com e http://comunicauffs.blogspot.com.
O projeto
O projeto “Comunica”, da UFFS Campus Erechim faz parte de um programa maior chamado “Comunica: laboratório de produção textual” que envolve professores e acadêmicos dos cinco campi da UFFS – além de Erechim, Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, Chapecó, em Santa Catarina, Realeza e Laranjeiras do Sul, no Paraná. Cada campus, exceto Cerro Largo, tem seu próprio blog. A coordenação geral do programa é da professora Angela Derlise Stube, do Campus Chapecó.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo