Programa de Monitorias da UFFS completa dois anos e mais de 100 bolsas ofertadas

Publicado em: 18 de dezembro de 2013 08h12min / Atualizado em: 29 de março de 2017 11h03min

Institucionalizado pela Resolução Nº 004/2011, da Câmara de Graduação do Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Programa de Monitorias completa dois anos de implementação. Em dois editais lançados, o primeiro em 2012 (Nº 081/UFFS/2012) e o segundo em 2013 (Nº 125/UFFS/2013), foram ofertadas 116 bolsas aos estudantes de graduação de cinco campi da instituição. Nos dois anos, foram implementados 123 projetos de monitoria.

O Programa de Monitorias da UFFS é uma modalidade de ensino e aprendizagem que tem na sua concepção contribuir com a formação do acadêmico e integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de graduação. Tem por finalidade despertar e sensibilizar nos acadêmicos o interesse pelo fazer docente, bem como contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de graduação. O programa abrange duas modalidades: monitoria remunerada e monitoria não remunerada.

A experiência de monitoria pode representar ganhos significativos à trajetória acadêmica e vivencial do estudante. Para a estudante do Campus Chapecó Gabriela de Nardi, monitora do projeto “Laboratório de Enfermagem: um espaço facilitador para o processo ensino/aprendizagem”, a experiência da monitoria “fornece ao monitor subsídios para desenvolver e aprofundar seu próprio conhecimento, por meio de atividades teórico-práticas que fomentam também a iniciação científica”.

Na percepção de Yaná Tomasi, monitora no mesmo projeto, “a possibilidade de realizar monitoria proporciona ao acadêmico o desenvolvimento de uma prática com maior segurança e precisão, configurando-se como uma ferramenta facilitadora para o desenvolvimento profissional”.

A estudante do Campus Chapecó Marina de Jesus Ferreira, monitora no projeto “História do Brasil: uso de documentos em sala de aula”, diz que as atividades propostas e executadas durante o período de monitoria “somente auxiliaram para a melhor compreensão dos conteúdos que já havia estudado, para o conhecimento de conteúdos novos e para a elaboração de materiais didáticos. Na minha formação de professora foi muito importante”.

Para o professor André Gustavo Schaeffer, orientador do projeto “Monitoria para a disciplina de Introdução à Ciência da Computação”, do curso Engenharia Ambiental no Campus Erechim, “a experiência foi muito válida pois percebi, dentre outras coisas, que o monitor tem uma capacidade maior de se colocar na posição do aluno que solicita sua ajuda e transmitir ao professor orientador suas impressões de como os alunos estão percebendo o aprendizado, permitindo corrigir desvios na metodologia e na velocidade com que os conteúdos estão sendo colocados".

Também do Campus Erechim, o aluno monitor no projeto “Monitoria para a disciplina de Introdução à Ciência da Computação”, Felipe Caldart, menciona que entre os ganhos pessoais está “o acréscimo de experiência em liderança e em aspectos cognitivos ao prestar assistência aos alunos. Já entre os ganhos acadêmicos posso citar um maior aprofundamento nos aspectos técnicos da disciplina, que por sua vez, é essencial para uma boa formação”.