Professor da UFFS estuda as políticas de avaliação da pós-graduação na Holanda
Pesquisa está sendo desenvolvida no pós-doutorado do professor.

Publicado em: 26 de novembro de 2021 15h11min / Atualizado em: 26 de novembro de 2021 16h11min

Desde setembro, o professor da UFFS – Campus Chapecó Joviles Vitório Trevisol está na Holanda desenvolvendo uma pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Leiden, no Centre for Science and Technology Studies (CWTS), ligado à Faculdade de Ciências Sociais. O projeto foi aprovado pelo CNPq em 2020 e a bolsa foi implementada em 2021 em virtude da crise sanitária provocada pela covid-19.

De acordo com Joviles, a avaliação da pesquisa e da pós-graduação é um dos temas centrais de investigação do CWTS e essa foi a principal razão que o motivou a submeter o projeto ao CNPq, pois o modelo de avaliação da pós-graduação e da pesquisa da Holanda é bastante diferente do adotado pelo Brasil. “A autoavaliação e a multidimensionalidade são dois pilares centrais do processo de avaliação. O modelo U-Multirank vem sendo adotado por cerca de 96 países. O propósito fundamental do projeto de pós-doutorado é estudar as políticas de avaliação da pós-graduação na Holanda, particularmente como a autoavaliação é concebida e realizada pelas instituições e pelos programas de pós-graduação”, explicou.

Ainda de acordo com Joviles, a experiência de autovaliação da Holanda oferece muitas contribuições para o aprimoramento do modelo de avaliação da pós-graduação brasileiro. “A autoavaliação é uma dimensão central, especialmente para universidades novas como a UFFS, que estão implantando a pós-graduação a sua pesquisa”, ressaltou.

Universidade de Leiden

A Universidade de Leiden é a mais antiga universidade da Holanda e uma das mais conceituadas instituições do mundo. Até o momento, 16 cientistas da instituição foram agraciados com Prêmio Nobel.

O Centre for Science and Technology Studies (CWTS) conta com 76 pesquisadores provenientes de vários países e é um centro multidisciplinar, composto por pesquisadores provenientes das ciências sociais, ciências da computação, matemática, cienciometria, economia, administração e outras.

O CWTS é considerado um dos mais importantes centros de pesquisa do mundo sobre avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação e seus impactos na sociedade. Em 2015, o CWTS ficou bastante conhecido no Brasil em virtude de um importante artigo publicado na Revista Nature, intitulado “The Leiden Manifesto for research metrics”. Ao longo dos anos o CWTS tem contribuído com o debate internacional sobre o papel da ciência, da tecnologia e da inovação, especialmente os impactos que elas produzem na sociedade.