Publicado em: 21 de outubro de 2010 08h10min / Atualizado em: 17 de março de 2017 16h03min
Alunos e professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terão mais uma ferramenta de interação em breve: o ambiente virtual de ensino-aprendizagem Moodle está em fase final de adaptações e testes. O objetivo inicial do seu uso é o apoio ao ensino presencial.
A plataforma livre é customizável de acordo com as necessidades da instituição, com vários módulos opcionais. Segundo o técnico em audiovisual Felipe Daniel, o Moodle é praticamente uma sala de aula virtual. Permite que o professor poste materiais em vários formatos (sons, vídeos, textos e figuras), crie atividades aos alunos, abra fóruns de discussões e chats, veja o perfil do aluno, receba e dê notas a trabalhos, além de oferecer a opção de atividades colaborativas entre os alunos (desenvolvimento de documentos conjuntamente).
Daniel destaca a principal vantagem do uso do Moodle: “a organização na troca de informação”. Segundo ele, ganha a comunicação entre alunos e professores, já que todo o processo pode ser feito pela plataforma, até mesmo a avaliação (através de enquete) da própria sistemática de trabalho.
Além da relação entre professores e alunos, o Moodle também abre possibilidades de uso dos Grupos de Trabalho docente e Grupos de Pesquisa, capacitações internas e externas e no futuro oferecimento de Educação a Distância da UFFS.
As customizações e testes foram feitos pela diretoria de Infraestrutura, com o apoio da diretoria de Sistemas (ambas ligadas à pró-reitoria de Administração e Infraestrutura) e do professor Luciano Lores Caimi.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo