Pesquisa na UFFS ganha novo impulso com aprovação de Regulamento

Publicado em: 08 de julho de 2013 08h07min / Atualizado em: 28 de março de 2017 10h03min

Depois de tramitar pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa do Conselho Universitário (CONSUNI), o Regulamento da Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está aprovado. O processo foi aberto em março de 2013 e a minuta inicial foi apresentada para apreciação e discussão pelos membros da Câmara no início de maio. A Resolução Nº 1/2013 – CONSUNI foi aprovada em reunião do dia 26 de junho.

O documento reúne as principais diretrizes da Pesquisa, uma das atividades-fim da Universidade, no que diz respeito à estrutura organizacional, às instâncias de assessoria e avaliação, da organização dos pesquisadores, das atividades de pesquisa e do financiamento da pesquisa.

Na opinião do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), Joviles Trevisol, “a aprovação do Regulamento de Pesquisa pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação deve ser comemorada. É um documento complexo, construído nos últimos dois anos, a partir de muitas reuniões de trabalhos e seminários entre a PROPEPG, o Comitê Assessor de Pesquisa, as Coordenações Acadêmicas e os docentes.”

O principal objetivo do documento, conforme Trevisol, “é o de organizar a pesquisa na UFFS, considerando sua dimensão multicampi. O Regulamento procura fortalecer a unidade institucional e, ao mesmo tempo, desconcentrar atribuições e fluxos. Com a aprovação dessa importante peça, a pesquisa entra em nova fase”.

Para Trevisol, a partir deste momento, a UFFS tem condições de aprimorar a organização e o fortalecimento da pesquisa institucional, “tanto do ponto de vista administrativo, em suas instâncias, competências e fluxos, quanto no âmbito acadêmico/científico - aí incluindo projetos, grupos, núcleos e laboratórios de pesquisa.”

 

Apoio à Pesquisa

Como um desdobramento da aprovação do Regulamento de Pesquisa, foram nomeados os novos membros do Comitê Assessor de Pesquisa da UFFS. Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, o órgão tem representantes nos campi e exerce funções consultivas, de assessoria e de apoio às atividades de pesquisa.

Os membros do Comitê Assessor de Pesquisa nos campi de Chapecó, Erechim, Cerro Largo e Realeza foram designados pela Portaria Nº 848/GR/UFFS/2013. Já os do Campus Laranjeiras do Sul foram nomeados pela Portaria Nº 870/GR/UFFS/2013.

Recentemente, também foram designados os cinco Coordenadores Adjuntos de Pesquisa e Pós-Graduação, responsáveis pelo apoio à Coordenação Acadêmica nos campi. Os Coordenadores têm como tarefa fomentar, acompanhar e avaliar atividades de pesquisa e de pós-graduação desenvolvidas nos campi da UFFS.

Confira os Coordenadores nomeados na Portaria Nº 870/GR/UFFS/2013.