Publicado em: 20 de junho de 2023 15h06min / Atualizado em: 20 de junho de 2023 16h06min
Servidores dos campi e da Reitoria da UFFS que atuam nas equipes de apoio dos processos de licitação e contratos administrativos da Instituição, participam nesta semana de uma capacitação presencial no Campus Chapecó que tem como tema a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, Lei nº 14.133/2021. O curso é ministrado por Nádia Dallagnol, bacharel em Direito e especialista em Direito Administrativo Municipal, que possui amplo conhecimento na área das compras públicas.
Com a promulgação da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, em 1º de abril de 2021, a gestão pública brasileira passou a operar em um novo marco legal, em substituição às leis nº 8.666/1993 (Lei de Licitações), nº 10.520/2002 (Lei do Pregão) e nº 12.462/2011 (Regime Diferenciado de Contratações – RDC). Entre as mudanças trazidas pela nova legislação, há um capítulo específico para a fase preparatória da contratação, que envolve os servidores das equipes de apoio.
“A fase preparatória vem sendo considerada a mais importante do processo de contratação, pois é nesse momento que se define a necessidade da administração, a escolha da melhor solução para atender o interesse público, a especificação do objeto, a forma de execução e de fiscalização do contrato, os eventos de risco que podem interferir no alcance dos objetivos estabelecidos e também o custo estimado da contratação”, pontua a superintendente de Compras e Licitações da UFFS, Lidiane Marcante.
Sendo assim, a capacitação dos servidores é fundamental para que eles realizem compras e contratações mais eficientes e eficazes. “Por isso, desenvolvemos esse curso, que trabalhará conceitos, procedimentos e técnicas que permitam a elaboração do estudo técnico preliminar, da pesquisa de preços e do termo de referência, tanto para a aquisição de bens quanto para a contratação de serviços comuns, dando primazia à qualidade e à conformidade com a nova Lei de Licitações”, destaca Lidiane.
Sobre a palestrante
Nádia Dallagnol é bacharel em Direito, especialista em Direito Administrativo e Municipal, com tópicos especiais em licitações compliance e eleitoral pela Universidade Paranaense (UNIPAR) e especialista em conlicitação. Foi servidora pública (pregoeira) por 9 anos na administração municipal. É consultora na área de compras públicas do SEBRAE/PR e membro e coordenadora do Subcomitê Seleção do Fornecedor da Rede Governança Brasil (RGB). Atua também como professora e mentora da Unypós, do Grupo de Negócios Públicos e na Consultre Consultoria e Cursos.
Ela também é criadora de conteúdo digital na área de licitações e contratos e mantém o perfil @nadia.dallagnol no Instagram, onde publica assuntos relacionados a licitações e contratos, em especial sobre o pregão eletrônico. Nádia é coautora da obra "A Nova Lei de Licitações e Contratos: Onde estamos? E para onde vamos?", publicada pela Consultre em 2021.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo