Publicado em: 01 de agosto de 2014 00h08min / Atualizado em: 01 de agosto de 2014 01h08min
Em abril de 2013, a UFFS iniciava um projeto envolvendo 120 jovens agricultores dos três estados da Região Sul com a intenção de incentivar a permanência do jovem no campo, promovendo acesso às políticas públicas e ao uso de recursos da tecnologia da informação e comunicação com a perspectiva de melhorar a gestão das informações na sua propriedade rural.
O projeto, denominado “Curso de Capacitação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica”, tem a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
As atividades do projeto acontecem em Chapecó (SC), Erechim (RS) e Realeza (PR), com turmas de 40 jovens provenientes de vários municípios da Região Sul. Os encontros, geralmente na sede de entidades parceiras no projeto, giram em torno de temáticas relacionadas à Agricultura Familiar. Nos dois anos de execução do projeto são previstos 12 módulos presenciais de três dias, cujas informações são multiplicadas nas comunidades de origem dos participantes, por meio de reuniões, seminários ou outras formas de atividades formativas.
Para ampliar o acompanhamento das atividades multiplicadas nos municípios, recentemente a UFFS realizou a cedência de três veículos para serem utilizados nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Os assuntos discutidos durante os encontros são propostos por docentes da UFFS ou assessores técnicos, escolhidos em reuniões de preparação da coordenação. Além dessas atividades presenciais, os jovens realizam intercâmbios para conhecer projetos inovadores e perceber as possibilidades de ampliação em seus municípios. Conforme a coordenadora geral do projeto, Maria Alice Canzi Ames, “no final do curso, previsto para abril de 2015, os participantes apresentarão um projeto de viabilidade da continuidade da agricultura familiar, de forma sustentável. Essas experiências serão publicizadas em um livro que também será organizado ao término do projeto”.
Além da coordenação geral, participam os docentes da UFFS James Berto, como coordenador no Campus Chapecó, Ulisses Pereira de Melo, na coordenação no Campus Erechim e Ronaldo Gimenez Garcia, no Campus Realeza. Como fiscal do projeto, o servidor técnico-administrativo Tomé Coletti. Da Fetraf-Sul, colaboram Jucimara Araldi, por Santa Catarina, Douglas Cenci, pelo Rio Grande do Sul e Diego Kowald, pelo estado do Paraná.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo