Publicado em: 12 de agosto de 2014 00h08min / Atualizado em: 12 de agosto de 2014 00h08min
Depois de quase dois anos de trabalho, a UFFS concluiu o processo para credenciamento da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O credenciamento foi comunicado à Universidade pelo Ofício nº 57/2014-SE/CONCEA.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, “o credenciamento da CEUA/UFFS foi publicado no Diário Oficial da União em junho, o que nos permite atuar de forma legal e plena, atendendo as demandas da UFFS e de outras instituições”.
Com o credenciamento pelo CONCEA, a UFFS atende uma necessidade legal neste campo de pesquisa. “Há uma legislação nacional sobre o uso de animais para atividades de ensino e de pesquisa e a UFFS, enquanto autarquia federal, deve zelar pelo seu cumprimento. O credenciamento da CEUA da UFFS nos protege enquanto instituição”, informa Trevisol.
A Comissão de Ética no Uso de Animais da UFFS (CEUA/UFFS) é a instância, no âmbito da Instituição, responsável pelo recebimento, pela análise e aprovação dos projetos de ensino ou de pesquisa que envolvem animais. A CEUA é constituída por membros representantes dos campi da UFFS e pela Sociedade Protetora dos Animais, designados pela Portaria Nº 1767/GR/UFFS/2013. “Os pesquisadores e os estudantes que desenvolvem tais atividades devem reportar-se à CEUA, pois essa é a instância legalmente constituída para analisar os protocolos”, salienta Joviles.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo