Publicado em: 25 de outubro de 2012 08h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 11h03min
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, tratou sobre as políticas públicas do ministério para o amparo aos jovens do campo na Aula Magna do curso Formação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica na noite da última quarta-feira (24), em Chapecó. O curso é uma parceria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Para o Ministro, a questão central é garantir a autonomia financeira dos jovens no meio rural. Isso envolve política de acesso à terra, política de acesso ao crédito, um debate para que o jovem possa ter uma autonomia de renda para eles já que as propriedades, em geral são familiares -, o acesso aos meios modernos de comunicação, ao lazer, ao entretenimento, à cultura e o tema da educação, afirma.
Na educação, Vargas explicou duas questões que considera importantes para os jovens do campo: a dos livros didáticos para o meio rural e da pedagogia da alternância. Segundo ele, os livros didáticos eram iguais para os meios urbano e rural. Com a aprovação do Programa Nacional de Educação do Campo (Pronacampo), o Ministério da Educação vai adequar os livros didáticos para o meio rural. O segundo ponto é o de métodos pedagógicos para o meio rural. É o método que permite que o jovem estude, e os tempos do meio rural sejam respeitados. Recentemente foi votada a lei que permite que o fundo de desenvolvimento do ensino básico repasse recurso para a manutenção das escolas famílias rurais (que desenvolvem a pedagogia da alternância). Até agora, tínhamos impedimentos legais, as prefeituras não podiam fazer esse repasse. Então é todo um conjunto de debates para que a juventude possa continuar no campo, destacou.
O Ministro elogiou os novos espaços criados aos jovens no campo, como o curso de Agronomia com ênfase em Agroecologia da UFFS. É muito importante que as nossas instituições de ensino que têm os seus cursos de Agronomia possam investir na produção orgânica e na agroecologia. Temos duas grandes vantagens com isso: estamos formando recursos humanos e viabilizando que mais pessoas que insiram na assistência técnica, para que a agricultura orgânica e agroecológica se amplie no Brasil, frisou.
Ele lembrou que recentemente foi editado o decreto que institui a Política Nacional de Agricultura Ecológica e Produção Orgânica, o que também deve incentivar essa forma de produção. Além disso, Vargas também ressaltou que para o produtor é vantajosa a produção orgânica, citando que nos programas de compras públicas feitos pelo governo da agricultura familiar Programa Nacional de Alimentação Escolar e Programa de Aquisição de Alimentos, é admitido um sobrepreço de até 30% como forma de incentivo a essa produção.
Também participaram do evento o Deputado Estadual Dirceu Dresch, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Diego Kowald, Secretário Geral da Fetraf-Sul e a Vice-Presidente da União Nacional dos Estudantes, Clarissa Alves da Cunha.
Visita às obras da UFFS fez parte da agenda
O Ministro aproveitou a visita para conhecer as obras do campus definitivo da UFFS. Vargas foi acompanhado do reitor da instituição, Jaime Giolo, do vice-reitor, Antonio Andrioli, e de dirigentes da universidade. O campus definitivo da UFFS, que fica na SC-456, em direção ao município de Guatambu, está com dois blocos de salas de aula em fase de finalização e, em execução, blocos de laboratórios, biblioteca e restaurante universitário.
MDA e UFFS assinam termo de cooperação
O curso de Formação de Jovens em Agricultura Sustentável, Gestão e Inovação Tecnológica acontecerá nos campi da UFFS de Realeza (PR), Chapecó (SC) e Erechim (RS). Na primeira etapa do curso, participarão 120 jovens de 120 cidades diferentes dos três estados do sul do país. A ideia do projeto é realizar uma formação em cadeia, pois após esta etapa, os jovens já formados retornarão aos seus municípios para construir conhecimentos com outros 40 jovens. Nesse âmbito, a expectativa é a formação de 4.800 jovens dentro do projeto.
Para a realização do curso, foi assinado, durante o evento, um Termo de Cooperação entre a União, por intermédio do MDA, e a UFFS, na ordem de cerca de R$ 1.700.000,00.
UFFS entrega proposta de Centro de Referência
Ainda durante a cerimônia foi entregue ao Ministro a proposta de criação de um Centro de Referência em Controle de Qualidade de Alimentos da Agricultura Familiar. De acordo com o projeto, a criação do centro potencializa a UFFS em colaborar no processo de desenvolvimento regional, prestando serviços relacionados à área de alimentos, com ênfase no controle de qualidade, segurança alimentar e preservação ambiental.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo