Ministro Paulo Bernardo é o convidado para Aula Magna da UFFS

Publicado em: 15 de abril de 2011 09h04min / Atualizado em: 21 de março de 2017 09h03min

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, é o convidado para proferir a Aula Magna de 2011 da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O evento acontece na próxima terça-feira (19) no Teatro Municipal do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Com início às 15h, o ministro falará sobre as políticas de comunicação do governo federal e suas relações com a Educação.

Também serão temas os projetos em andamento para integrar todas as escolas do Brasil e expandir os cursos de educação avançada por meio da expansão de redes de internet banda larga.

Paulo Bernardo aproveitará a oportunidade para falar um pouco das propostas  do atual governo para melhorar a qualidade da programação veiculada pelos meios de comunicação brasileiros. Outra proposta do atual governo que será mencionada na ocasião será a de tornar os veículos de comunicação mais democráticos com o incentivo à abertura de canais comunitários. Em pouco mais de um ano, esta é a segunda visita de um funcionários do alto escalão do governo federal à UFFS. A primeira foi a do ex-ministro da Justiça e da Educação Tarso Genro, em abril de 2010.

Para o reitor da UFFS, Jaime Giolo, “este fato demonstra a importância da universidade no contexto da educação superior no Brasil”. Na percepção do dirigente, visitas de detentores de altos cargos no governo federal vêm revestidas de um significado importante para a instituição. “Neste momento de integração e consolidação é decisivo este olhar sobre a UFFS”.

Entre convidados, dirigentes e servidores dos cinco campi da UFFS, mais de mil pessoas são esperadas para acompanhar as palavras do dirigente federal. 

Além da Aula Magna, o ministro das Comunicações do governo Dilma Rousseff reúne-se, a partir das 12h30min, com empresários e profissionais de comunicação num dos restaurantes da cidade para troca de ideias a respeito do tema e os vários aspectos e interesses que envolvem o setor.

No intervalo entre o almoço e o início da Aula Magna, das 14h30min às 15h,  o ministro concederá uma entrevista coletiva para a imprensa regional numa das salas do Centro de Eventos.       

Paulo Bernardo assumiu o Ministério das Comunicações em janeiro de 2011 com pelo menos dois desafios pela frente: definir o novo marco regulatório das comunicações brasileiras e a introdução do Plano Nacional da Banda Larga. No governo federal, desde 2005 exercia o cargo de ministro do Planejamento. Ex-bancário, Paulo Bernardo foi eleito por três vezes deputado federal representando o estado do Paraná.

A Universidade Federal das Fronteira Sul (UFFS) iniciou suas atividades em março de 2010, no campus-sede, em Chapecó, e nos campi de Erechim e Cerro Largo, no Rio Grande do Sul, e Realeza e Laranjeiras do Sul, no estado do Paraná. Atualmente, possui em torno de 4 mil alunos matriculados nos 33 cursos de graduação oferecidos nos cinco campi da instituição.