Ministro das Comunicações participa de reunião na UFFS – Campus Realeza

Publicado em: 07 de maio de 2012 09h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 09h03min

Com o objetivo de instalar redes avançadas para comunicação, computação e experimentação nos cinco campi da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), o vice-reitor Antônio Andrioli, participou de uma reunião com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que esteve no município de Realeza para o lançamento da cobertura de frequência 450 MHz, instalada pela operadora Oi, na tarde da última sexta-feira, dia 4.

Para o vice-reitor, o encontro foi muito positivo, pois o Ministério das Comunicações demonstrou estar afinado com a política do Ministério da Educação, além de fomentar o processo de consolidação da UFFS. “Tivemos respostas positivas em tudo que solicitamos. Cabe agora os setores competentes resolverem a parte operacional e técnica”, destacou Andrioli.

O ministro das Comunicações explicou que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), primeira rede óptica nacional acadêmica da América Latina, já serve as universidades mais antigas, entretanto as novas instituições criadas no país ainda não possuem o sistema, o qual gradativamente será ampliado. “Fizemos um plano em conjunto com a RNP e a Telebrás com meta de conectar cada campus com pelo menos 100 Mbps de velocidade. Já possuímos redes na região, então não é difícil de fazer”, confirmou Paulo Bernardo.

A partir do momento que a UFFS começar a ser atendida pelo sistema de rede óptica será possível, por exemplo, em âmbito regional, fornecer internet aos demais órgãos públicos, e já no âmbito institucional, poderiam ser realizadas videoconferências com centros de pesquisa de outras universidades, aulas virtuais, entre outras possibilidades.

Segundo o diretor de infraestrutura de tecnologia de informação da UFFS, Luciano Caimi, os investimentos por parte da universidade estão garantidos. Para ter o sistema completo de rede óptica, a UFFS dará uma contrapartida no valor aproximado de R$ 20 milhões. “Esse investimento foi previsto no plano de implantação da UFFS, o que viabilizará a instalação dos datacenters e backbones nos cinco campi”, detalhou Caimi.

Outro ponto discutido com o ministro das comunicações foi o projeto de extensão “Juventude Rural e as Redes Sociais de Aprendizagem”, desenvolvido nos campus de Chapecó, Realeza e Erechim, e o projeto de extensão “O uso de Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão, Controle e Integração de Agroindústrias familiares: Qualificação de jovens da Agricultura familiar”, realizado no campus de Cerro Largo.

De acordo com um dos coordenadores dos projetos, professor Tomé Coletti, ambos os projetos contam com o apoio do Ministério das Comunicações, uma parceria fundamental para que a UFFS venha a desenvolver as tecnologias para o acesso aos meios de comunicação pela juventude rural.

O diretor da UFFS - Campus Realeza, João Alfredo Braida, destacou que a vinda do ministro Paulo Bernardo é importante para que os demais Ministérios possam ter contato com as necessidades da UFFS, podendo conhecer melhor a universidade e as dimensões que ela ocupa em uma cidade como Realeza. “Durante o encontro apresentamos algumas demandas e isso, com certeza, possibilitará um andamento mais rápido das solicitações que temos junto ao governo federal”, afirmou.

Também participaram do encontro o coordenador Administrativo do campus Realeza, Jaci Poli, o prefeito do município, Eduardo Gaievski, o deputado federal, Zeca Dirceu, e a deputada estadual, Luciana Rafagnin.

VISITA ÀS OBRAS

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, aproveitou a oportunidade e também visitou as obras da UFFs – Campus Realeza. O diretor do campus, João Alfredo Braida, apresentou as futuras instalações que devem ser inauguradas no final do mês de junho.

Enquanto ministro do Planejamento, Paulo Bernardo foi um dos responsáveis para que o campus da UFFS de Realeza existisse, conforme explicou Braida. “Para nós é uma satisfação mostrar o resultado daquelas decisões tomadas em Brasília, além de sensibilizar o poder executivo, por meio do ministro, para trazer as demais autoridades do governo federal, inclusive a presidenta Dilma Rousseff para a inauguração”, afirmou.

Depois de conhecer a estrutura, o ministro Paulo Bernardo ficou impressionado com a rapidez das obras e com a perspectiva de crescimento da cidade de Realeza. “O local é apropriado, distante da cidade, de maneira que irá acabar tendo um impacto extraordinário com tantos loteamentos no entorno da UFFS. Isso demostra que a cidade já está se adaptando a universidade. Teremos aqui nos próximos anos uma grande mudança em Realeza. Para o sudoeste do Paraná isso será uma riqueza”, ressaltou.