Publicado em: 26 de abril de 2012 08h04min / Atualizado em: 22 de março de 2017 16h03min
No dia 02 de maio, próxima quarta-feira, começam as inscrições para o processo seletivo do primeiro mestrado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). São oferecidas 20 vagas, para o ingresso no segundo semestre de 2012 e as inscrições são até o dia 25 de maio.
As vagas serão distribuídas entre os docentes das linhas de pesquisa de acordo com a seguinte especificação: Nove vagas para a linha de pesquisa em Práticas Discursivas e Subjetividades; sete vagas para a linha de pesquisa em Diversidade e Mudança Linguística e quatro vagas para a linha de pesquisa em Língua e Cognição: representação e processamento da linguagem. Conheça um pouco mais sobre cada linha de pesquisa e os seus professores.
PRÁTICAS DISCURSIVAS E SUBJETIVIDADES: Esta linha reúne pesquisas que se apoiam principalmente nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de orientação Pecheutiana e da História das Ideias Linguísticas. Investiga-se a produção de sentidos e de subjetividades, na perspectiva discursiva, pela análise de políticas e processos de significação e de constituição de sujeitos em diferentes corpora. Mobiliza-se a noção de fronteira, quer seja de saberes, de línguas, de discursos, de subjetividades contemporâneas. Integram esta linha os docentes: Angela Derlise Stübe, José Simão da Silva Sobrinho, Mary Neiva Surdi e Valdir Prigol.
- Angela Derlise Stübe trabalha, principalmente, com os temas formação de professores, discurso pedagógico, ensino-aprendizagem de língua materna e políticas linguísticas sob a perspectiva da análise de discurso de orientação pecheutiana, em interlocução com a psicanálise. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Política linguística e identidade cultural: representações de língua na região de abrangência da UFFS-Chapecó/SC", financiado pelo CNPq.
- José Simão da Silva Sobrinho atua no campo da Teoria e Análise Linguística, com ênfase nas especialidades Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas. Tem interesse de pesquisa e orientação nos temas gramatização brasileira do português, políticas linguísticas, práticas políticas, políticas de memória sob a perspectiva de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Língua e Literatura na gramatização brasileira do Português”, financiado pelo CNPq.
- Mary Neiva Surdi desenvolve estudos no campo da Teoria e Análise Linguística. Tem interesse de orientação e pesquisa nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, ensino de linguística e formação de professores de língua, sob as perspectivas teóricas da Análise de discurso francesa e História das Ideias Linguísticas. Atualmente desenvolve o projeto "Ensino de língua portuguesa: sobre a constituição e (trans)formação disciplinar".
- Valdir Prigol atua no campo da literatura, com pesquisas sobre textos literários e críticos produzidos na contemporaneidade. A partir destas pesquisas tem publicado livros como Leituras do presente e Como encontrar-se e outras experiências a partir dos textos literários. Atualmente participa do projeto A mensagem do mediador, com João Cezar de Castro Rocha e desenvolve o projeto Os interdiscursos nos textos literários e críticos, dialogando com autores como Michel Pêcheux, Mikhail Bakhtin, Dominique Mangueneau, René Girard, João Adolfo Hansen.
DIVERSIDADE E MUDANÇA LINGUÍSTICA: Nesta linha, são desenvolvidas pesquisas sobre fenômenos em variação e/ou mudança linguística no português brasileiro e nas situações de bilinguismo ou de línguas em contato na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul e adjacências, para comparação dos resultados entre as variedades da Região Sul e entre outras regiões brasileiras. O quadro teórico se constitui, de um lado, principalmente de pressupostos da Teoria da Variação e Mudança Linguística (cf. WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968; LABOV, 1972, 1994, 2001) e, de outro, de pressupostos da Dialetologia Pluridimensional (cf. THUN, 1999, 2000, 2006, 2011). Ambas as abordagens abrangem o estudo das línguas autóctones e alóctones em amostras sincrônica e diacrônica. Integram esta linha os docentes: Cláudia Rost Snichelotto, Cristiane Horst e Marcelo Jacó Krug.
- Cláudia Rost Snichelotto desenvolve estudos na interface entre a Teoria da Variação e Mudança Linguística (cf. WEINREICH; LABOV; HERZOG, 1968; LABOV, 1972, 1994, 2001) e o Funcionalismo Linguístico (cf. GIVÓN, 1991, 1995, 2001, 2002, 2005; HOPPER, 1987, 1991; TRAUGOTT, 1982, 1989, 2002, 2003, 2010; HEINE; CLAUDI; HÜNNEMEYER, 1991; BYBEE; HOPPER, 2001; HEINE, 2002, 2003; HEINE; KUTEVA, 2007). Tem interesse de pesquisa e orientação nos temas variação/gramaticalização de marcadores discursivos, provenientes de amostras do Português Brasileiro falado e/ou escrito. Atualmente desenvolve os projetos de pesquisa “Variação e/ou mudança de marcadores discursivos em documentos do Projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC)” e “Marcadores discursivos de base verbal na Mesorregião Grande Fronteira do MERCOSUL e adjacências”.
- Cristiane Horst atua no campo da Dialetologia Pluridimensional. Tem interesse de pesquisa e orientação nos seguintes temas: bilinguismo e línguas em contato, ensino de língua alemã e língua portuguesa em contextos multilíngues, política linguística e formação de professores. Seus estudos têm como base a teoria sociolinguística sob a perspectiva da pluridimensionalidade da coleta e análise dos dados à luz dos pressupostos de Harald Thun 1999, 2000, 2006, 2011. Os principais autores com quem trabalha são Labov, Weinreich, Coseriu, Thun, Mackey, Fishman, Bortoni-Ricardo, Chambers & Trudgill e Calvet. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Transcrição e análise de etnotextos junto à comunidade do noroeste do Rio Grande do Sul”. Também é pesquisadora/inquiridora do projeto Coleta de etnotextos do noroeste do Rio Grande do Sul e do projeto Atlas Línguístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata - ALMA-H.
- Marcelo Jacó Krug desenvolve estudos na área da Dialetologia Pluridimensional. Tem interesse de pesquisa e orientação nos temas: línguas em contato, bilinguismo, política linguística, variação e cartografia linguística. Seus estudos têm como base a teoria sociolinguística sob a perspectiva da pluridimensionalidade da coleta e análise dos dados à luz dos pressupostos de Harald Thun 1999, 2000, 2006, 2011. Os principais autores com quem trabalha são Labov, Weinreich, Coseriu, Thun, Mackey, Fishman e Bortoni-Ricardo, Chambers & Trudgill, Calvet. Atualmente desenvolve os projetos de pesquisa “Coleta de etnotextos junto à comunidade do noroeste do Rio Grande do Sul”” e “Atlas das Línguas em Contato na Fronteira: Missões no Brasil e Misiones na Argentina”, financiado pela FAPERGS e CNPq. Além disso, é pesquisador colaborador dos projetos ALMA-H, ALERS e ALiB.
LÍNGUA E COGNIÇÃO: REPRESENTAÇÃO E PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM: Esta linha reúne pesquisas sobre as relações entre língua e cognição. Os trabalhos propõem-se à investigação teórica e/ou experimental de fenômenos de processamento da linguagem e à pesquisa dos processos de representação das estruturas linguísticas em seus aspectos semânticos, sintáticos e lexicais. Integram esta linha os docentes: Cláudia Finger-Kratochvil, Morgana Fabiola Cambrussi e Núbia Saraiva Ferreira Rech.
- Morgana Fabiola Cambrussi desenvolve estudos na área da Semântica. Tem interesse de pesquisa e orientação nos seguintes temas: estrutura argumental, estrutura lexical, alternâncias verbais e polissemia lógica sob a perspectiva da Semântica Lexical. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Classes verbais: investigação e estabelecimento da classe de verbos de criação e da classe de verbos de destruição”.
- Cláudia Finger-Kratochvil atua no campo da Psicolinguística. Tem interesse de pesquisa e orientação nos temas: letramento, leitura, ensino e habilidades de leitura. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Estudo diagnóstico das habilidades gerais de leitura dos alunos calouros da UFFS- Campus Chapecó”.
- Núbia Saraiva Ferreira Rech atua em Teoria e Análise Linguística, especificamente dentro do quadro da Gramática Gerativa. Pesquisa os temas predicação e auxiliaridade verbal. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Complementos dos Núcleos Funcionais Aspectuais”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo