Publicado em: 27 de setembro de 2022 15h09min / Atualizado em: 29 de setembro de 2022 11h09min
A Editora UFFS publicou, nesta quinta-feira (29), a obra “Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências”, constituída por onze capítulos, estruturados em duas partes. A primeira – Proposições em práticas de sala de aula em Ciências – enfatiza objetos de estudo que permitem a interpretação dos fenômenos educacionais e abordagens que visam a melhoria do ensino e da aprendizagem.
A segunda parte – Proposições em pesquisas na área de Educação em Ciências – apresenta investigações que analisam os desdobramentos no uso de livros didáticos, da avaliação e de abordagens de ensino, além de enfatizar como os temas sociocientíficos são relevantes ao planejamento curricular, à experimentação e para incorporar a diversidade cultural na educação científica.
A obra faz parte da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos docentes e pesquisadores da UFFS, Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos, a qual prioriza estudos que envolvam diferentes regiões do Brasil e Instituições do exterior. No caso deste segundo volume, “Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências”, as organizadoras, Nicole Glock Maceno e Ana Carolina Araújo da Silva são vinculadas à Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Juiz de Fora, respectivamente.
Para as organizadoras, a elaboração deste livro intenciona a divulgação de uma diversidade de temáticas concernentes à Educação em Ciências que possa socializar novos entendimentos e contribuir com acadêmicos das Licenciaturas e com os professores da Educação Básica. “Os estudos, as observações e as reflexões nessa área são fundamentais para a compreensão dos fenômenos educacionais nas salas de aula que investigam os tempos e espaços do ensino de Ciências” – avaliam.
Elas ainda destacam que a construção de uma série de proposições e de novos olhares sobre as práticas e pesquisas de ensino de Ciências, usualmente, demandam a compreensão sobre como as teorias de aprendizagem, de linguagem e da Filosofia fundamentam as ações de ensino, currículo e avaliação, e como elas são utilizadas por professores de acordo com o que é almejado para a escolarização da Educação Básica em termos das políticas públicas educacionais, das regionalidades e contingências de comunidades locais.
A obra está disponível no link.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo