Lançamento da Editora UFFS: Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências
A obra faz parte da Coleção Ensino de Ciências, organizada por docentes e pesquisadores da UFFS

Publicado em: 27 de setembro de 2022 15h09min / Atualizado em: 29 de setembro de 2022 11h09min

A Editora UFFS publicou, nesta quinta-feira (29), a obra “Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências”, constituída por onze capítulos, estruturados em duas partes. A primeira – Proposições em práticas de sala de aula em Ciências – enfatiza objetos de estudo que permitem a interpretação dos fenômenos educacionais e abordagens que visam a melhoria do ensino e da aprendizagem.

A segunda parte – Proposições em pesquisas na área de Educação em Ciências – apresenta investigações que analisam os desdobramentos no uso de livros didáticos, da avaliação e de abordagens de ensino, além de enfatizar como os temas sociocientíficos são relevantes ao planejamento curricular, à experimentação e para incorporar a diversidade cultural na educação científica.

A obra faz parte da Coleção Ensino de Ciências, organizada pelos docentes e pesquisadores da UFFS, Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos, a qual prioriza estudos que envolvam diferentes regiões do Brasil e Instituições do exterior. No caso deste segundo volume, “Proposições e novos olhares ao Ensino de Ciências”, as organizadoras, Nicole Glock Maceno e Ana Carolina Araújo da Silva são vinculadas à Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Juiz de Fora, respectivamente.

Para as organizadoras, a elaboração deste livro intenciona a divulgação de uma diversidade de temáticas concernentes à Educação em Ciências que possa socializar novos entendimentos e contribuir com acadêmicos das Licenciaturas e com os professores da Educação Básica. “Os estudos, as observações e as reflexões nessa área são fundamentais para a compreensão dos fenômenos educacionais nas salas de aula que investigam os tempos e espaços do ensino de Ciências” – avaliam.

Elas ainda destacam que a construção de uma série de proposições e de novos olhares sobre as práticas e pesquisas de ensino de Ciências, usualmente, demandam a compreensão sobre como as teorias de aprendizagem, de linguagem e da Filosofia fundamentam as ações de ensino, currículo e avaliação, e como elas são utilizadas por professores de acordo com o que é almejado para a escolarização da Educação Básica em termos das políticas públicas educacionais, das regionalidades e contingências de comunidades locais.

A obra está disponível no link