Publicado em: 13 de setembro de 2022 14h09min / Atualizado em: 13 de setembro de 2022 02h09min
A obra “Políticas públicas de saúde mental como promotoras de cidadania e (re)inserção social: um novo lugar para ser feliz?”, da Editora UFFS, foi lançada nesta terça-feira (13). O objetivo do livro é produzir reflexões sobre a saúde mental, com enfoque na inserção e reinserção social do sujeito com transtornos mentais, que merece, como consta no título, “um novo lugar para ser feliz”. A assistência ao doente mental, por muitos anos, foi centrada nos hospitais psiquiátricos, locais da prática e do saber médico. O modelo de atenção constituía-se na internação e medicalização dos sintomas do transtorno, excluindo os sujeitos dos seus vínculos familiares e sociais. Em 2001, com a Reforma Psiquiátrica, houve o começo da reorganização da saúde mental no Brasil, que foi avançando, aos poucos, conforme surgiam novas legislações brasileiras e internacionais.
Além de um panorama geral sobre a questão da saúde mental, a obra apresenta, mais especificamente, a situação no município de Santa Rosa (RS). A autora, Flávia Michelle Pereira Albuquerque, destaca que o modelo psicossocial dado pela Reforma Psiquiátrica foi adotado em Santa Rosa e os serviços estão caminhando para a inserção dos sujeitos com transtorno mental na comunidade e na família. “Entretanto, ainda há muito a avançar e melhorar, uma vez que, entre outros aspectos, são escassos os programas e mecanismos de suporte social que favoreçam o convívio do sujeito com transtorno mental na sociedade”, avalia Flávia.
Uma parte do livro dedica-se a apresentar a situação e os relatos de quatro mulheres com transtorno mental, usuárias do Sistema Único de Saúde no município de Santa Rosa. Elas foram identificadas por nome de flores – Amarílis, Jasmim, Orquídea e Tulipa – para preservar suas identidades e para representar a simbologia do feminino. Flávia salienta que as flores estão repletas de simbologia e podem remeter à jovialidade, energia, nova vida e vitória sobre a morte, temas existentes e intrínsecos ao sofrimento psíquico. Também foram entrevistados cinco familiares.
O livro foi contemplado pelo Edital Nº 430/GR/UFFS/2020, que selecionou obras dos Programas de Pós-Graduação da universidade para a publicação pela Editora UFFS. Trata-se de uma adaptação da pesquisa apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) da UFFS – Campus Cerro Largo (RS).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo