Publicado em: 14 de dezembro de 2021 14h12min / Atualizado em: 16 de dezembro de 2021 14h12min
Na última quinta-feira (09), a UFFS – Campus Chapecó recebeu os estudantes premiados na 4ª edição da Olimpíada Matemática Oeste Catarinense (OMOC). Um total de 117 estudantes receberam medalhas e certificados, premiados nos três níveis da Olimpíada: Nível 1 para estudantes do sexto e sétimo ano escolar; Nível 2 para estudantes do oitavo e nono ano escolar e Nível 3 para estudantes do Ensino Médio.
Nessa edição, houve a participação de 40 escolas de educação básica de Chapecó e região, sendo escolas de nove municípios, num total de 2000 estudantes da educação básica.
A OMOC ocorreu em duas fases: a primeira por meio de uma prova objetiva aplicada pelas próprias escolas participantes e a segunda fase uma prova discursiva que ocorreu na UFFS – Campus Chapecó. Exclusivamente em 2021, em função da Pandemia, não foi possível oferecer treinamentos aos estudantes de forma presencial, mas foram ofertados treinamentos remotos.
A Olimpíada
O objetivo principal da OMOC (Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense) é estimular o estudo da Matemática pelos estudantes, colocando os professores da Educação Básica em contato com novas possibilidades de ensino da Matemática, influenciando na melhoria do ensino.
A Olimpíada mobiliza de forma direta, toda comunidade escolar, pois envolve os estudantes da educação básica, professores, gestão escolar e famílias. Além do envolvimento da comunidade escolar, ela envolve professores e estudantes do curso de licenciatura em Matemática da UFFS – campus Chapecó.
A Equipe de organização é formada pelo professor, Milton Kist (coordenador da OMOC), pelas professoras Divane Marcon e Janice Teresinha Reichert e a bolsista Jaqueline dos Santos. Para a elaboração das listas de treinamento, provas e treinamentos remotos também há a participação de vários estudantes voluntários do curso de Matemática. E no dia da aplicação da prova da segunda fase houve a participação de estudantes voluntários de vários cursos da UFFS.
Avaliação
Para o coordenador da OMOC, Milton Kist, a Olimpíada estimula os estudantes a estudarem Matemática, mobiliza toda comunidade escolar em torno do projeto, e uma escola mobilizada favorece a aprendizagem dos estudantes, não só em Matemática, mas em todas as áreas do conhecimento, ajudando assim a melhorar a aprendizagem dos estudantes. “A OMOC é um projeto de extensão consolidado pois já faz parte do calendário de várias escolas, e vem crescendo ano a ano. Mesmo em ano um de Pandemia, tivemos um grande aumento, na participação de escolas e estudantes. Creio que os números apresentados digam por sí só o sucesso que foi a IV OMOC”, afirmou.
O representante da Secretaria de Educação de Chapecó e articulador da área de matemática, Guilherme Guterres Vogt, explicou que a Secretaria já participa desde a primeira edição do evento e que há um alinhamento dos objetivos da OMOC com os objetivos da rede municipal. “Encaixa muito bem no nosso currículo municipal, a proposta de desenvolvimento da matemática no município, a divulgação da matemática, então ajuda na formação dos nossos professores e incentiva ainda mais a formação dos nossos alunos”.
O estudante da escola de educação básica municipal Nossa senhora Aparecida de Xanxerê,
João Augusto Canello Stein, que já participou e foi medalhista de duas edições, afirmou que participa da OMOC por gostar muito da matemática. “Vejo que as Olimpíadas são o caminho para me levar para a matemática que vou utilizar no futuro, muito do que aprendo aqui vai ser importante tanto no mercado de trabalho ou em qualquer outra atividade que a gente realizar”, concluiu.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo