Inscrições para processo seletivo de curso de história iniciam hoje (3)

Publicado em: 03 de setembro de 2013 08h09min / Atualizado em: 29 de março de 2017 08h03min

Iniciaram nesta terça-feira (3) e seguem até o dia 6 de setembro as inscrições para o curso de história, a ser oferecido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na cidade gaúcha de Veranópolis. O curso é fruto de convênio celebrado entre a instituição e o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária – ITERRA e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

São oferecidas 50 vagas para o curso de Licenciatura em História, na modalidade presencial e em regime de alternância. A inscrição deverá ser feita na sede do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária – ITERRA, na Rua Princesa Isabel, 373, em Veranópolis (RS), pessoalmente ou por procuração, através de preenchimento de ficha específica de inscrição.

O curso destina-se aos beneficiários do Programa Nacional de Educação para Áreas de Reforma Agrária, de acordo com o artigo 13 do Decreto presidencial nº 7.352, de 4 de novembro de 2010:

a) professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que tenham o ensino médio concluído e não tenham formação de nível superior;

b) outros profissionais da educação com atuação na rede pública em escolas do campo que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;

c) professores e outros profissionais da educação que atuem nos centros de alternância ou em experiências educacionais alternativas de Educação do Campo que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;

d) jovens e adultos que desenvolvam atividades educativas não escolares nas comunidades do campo e que tenham o ensino médio concluído e ainda não tenham formação de nível superior;

e) jovens e adultos beneficiários de projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo INCRA e do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNFC.

Do processo seletivo

 

 

 

 

 

 

 

 

Os candidatos devem ficar atentos, pois, diferente de outros processos seletivos para graduação da UFFS, este será constituído de uma prova de múltipla escolha, de caráter classificatório, e de uma redação, de caráter eliminatório.

 

 

A prova será composta por 60 questões, com 1,00 (um) ponto cada, totalizando 60,00 pontos. As questões referem-se ao conteúdo de história correspondente ao ensino médio, além de temas referentes à matéria agrária, fundiária e agrícola brasileira, bem como sobre a educação no campo, a realidade local e estratégias de desenvolvimento sustentável das regiões. A prova de redação valerá 40,00 pontos.

 

As provas ocorrerão no dia 09 de setembro, na sede do ITERRA, em Veranópolis, das 8h às 12h.

 

A publicação dos resultados provisórios ocorrerá no dia 11 de setembro, na sede do ITERRA e através de edital específico a ser publicado no site www.uffs.edu.br.

 

Confira mais detalhes no Edital nº 382/UFFS/2013 – PROCESSO SELETIVO ESPECIAL – Convênio UFFS/INCRA/ITERRA 2013.