Publicado em: 07 de fevereiro de 2025 13h02min / Atualizado em: 07 de fevereiro de 2025 13h02min
O Programa de Formação em Educação Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em todo o país, foi iniciado em 2024 e teve na região sul a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) como instituição parceira. A UFFS ofertou o curso de formação a cerca de 2 mil gestores e técnicos das secretarias de Educação municipais e estaduais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O programa terá continuidade em 2025 e a estimativa é atender a aproximadamente 3 mil cursistas, entre gestores e técnicos das secretarias de Educação e conselheiros de Educação das redes municipais e estaduais.
Nesta semana, nos dias 4 e 5 de fevereiro, foi realizado o Seminário Nacional da Formação Continuada de Secretários (as) e Equipes Técnicas das Secretarias de Educação, em Brasília. O evento contou com a participação de coordenadores das instituições parcerias do programa nas seis regiões do Brasil. A UFFS foi representada por um grupo de nove pessoas, composto pelos coordenadores regionais e adjuntos da formação, coordenador de produção de conteúdo e coordenador administrativo.
Com o tema “A formação como apoio para a institucionalização de políticas de Educação Integral – Lições aprendidas em 2024 e oportunidades para 2025”, o seminário teve como objetivo realizar uma avaliação das ações do ano passado e o planejamento das atividades neste ano. Em 2024, o foco do curso foi a elaboração e implantação das políticas de Educação Integral nas redes municipais e estaduais, neste ano, segundo a coordenação pedagógica da UFFS, a abordagem continuará a evoluir, com base nas políticas e na implantação, iniciadas no ano passado.
No curso deste ano, o foco será: a) Etapas da Educação Básica (Educação Infantil; Ensino Fundamental - Anos Iniciais; Ensino Fundamental - Anos Finais; Ensino Médio); b) Modalidades (Educação Indígena; Educação Quilombola; Educação do Campo; Educação Especial; Educação Bilíngue de Surdos; Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional e Tecnológica) e c) Temáticas (Educação Ambiental; Educação de Refugiados; Educação em Tempo Integral; e Cultura Digital e Tecnologia na Educação).
Conforme a coordenação pedagógica da UFFS, “além disso, trabalha-se na perspectiva de novos cenários formativos (em especial para conselheiros de educação e, eventualmente, diretores escolares) considerando o contexto atual das novas gestões municipais e as tendências educacionais. Destaca-se, também, que o foco será a consolidação do Programa Escola em Tempo Integral, capacitação de novos gestores, auxílio para definição da política municipal de Educação Integral, incorporação de novas ferramentas digitais, com destaque para a WebGIS, avaliação, monitoramento e, por fim, fomentar durante o curso, a constituição dos comitês territoriais de Educação Integral e estabelecer parcerias com a comunidade e outras instituições”.
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