Publicado em: 13 de abril de 2011 12h04min / Atualizado em: 21 de março de 2017 09h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) acaba de receber mais uma notícia importante para a consolidação da pesquisa na instituição. Na terça-feira (8), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) aprovou a destinação das primeiras 15 quotas de bolsas aos alunos dos campi gaúchos de Cerro Largo e Erechim da UFFS.
O edital Probic/Fapergs é destinado a atender às demandas de instituições de ensino ou de pesquisa interessadas em obter bolsas de iniciação científica a serem distribuídas aos estudantes dos cursos de graduação.
A proposta foi enviada à Fapergs pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS. As bolsas do Probic visam desenvolver nos estudantes o interesse pela pesquisa científica e complementar sua formação acadêmica, e estimular pesquisadores produtivos a engajarem estudantes de graduação no processo de investigação científica, otimizando a capacidade da instituição, na formação de profissionais altamente qualificados. As bolsas terão duração de 12 meses, com valor mensal correspondente a R$ 360.
Nas próximas semanas a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS lançará o edital definindo os critérios e os procedimentos para a seleção dos quinze projetos de pesquisa e seus respectivos estudantes bolsistas. Em posse do edital, os estudantes interessados devem procurar um professor da UFFS, com título de doutor, para a definição do tema e a elaboração do projeto. A seleção dos projetos acontecerá em junho e as bolsas terão início em agosto de 2011.
De acordo com a diretora de Pesquisa, professora Maria Helena Cordeiro, “a iniciação científica cumpre um papel importantíssimo na formação dos estudantes. As bolsas permitem ao estudante dedicar-se integralmente às atividades de seu curso e de sua pesquisa, além de contar com um professor que o orientará durante os doze meses de vigência da bolsa. O estudante que passa pela iniciação científica constrói um grande diferencial”.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Trevisol, destaca ainda que a pró-reitoria está finalizando o processo que será enviado ao CNPq com o propósito de solicitar à agência mais bolsas de iniciação científica. “Temos boas expectativas em relação ao CNPq. Estamos pleiteando um número considerável de bolsas. Tão logo o CNPq publicar os resultados, abriremos o edital, com início das atividades e da bolsa em agosto”.
Trabalho semelhante também está sendo desenvolvido junto à Fundação Araucária, do estado do Paraná. Em breve, dirigentes da UFFS estarão reunidos com o presidente dessa agência, Paulo Roberto Brofman, para tratar desse e de outros assuntos ligados à pesquisa. Em Santa Catarina, a UFFS também participará do edital de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Veja o procedimento e como participar
A Fapergs lançou o edital para instituições de ensino ou pesquisa.
A UFFS, pela pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, mandou proposta.
A Fapergs aprovou a proposta da UFFS e concedeu 15 bolsas de iniciação científica.
A UFFS lançará um edital para a seleção dos projetos, conforme especificações da Fapergs.
Estudantes dos campi gaúchos* interessados em participar da seleção devem procurar um professor doutor para definir o tema e elaborar o projeto.
O projeto é submetido ao edital da UFFS e passa pela seleção.
Caso o projeto seja aprovado, o estudante desenvolverá a pesquisa, com bolsa de R$ 360 mensais, durante 12 meses.
*Na Fapesc, um edital deve ser aberto em breve – a UFFS fará o mesmo procedimento. Se for contemplada, destinará bolsas aos estudantes dos campi catarinenses. Na Fundação Araucária, do PR, o pró-reitor e os diretores dos campi Laranjeiras do Sul e Realeza farão uma reunião com o presidente em breve. A UFFS também deverá participar do edital.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo