Evento contribui para criação de política indígena na UFFS

Publicado em: 18 de maio de 2012 09h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 09h03min

Ouvir experiências, refletir e discutir como serão as políticas de ingresso e permanência dos povos indígenas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) são os objetivos do evento que acontece nos dias 29 e 30 na Unidade Seminário da instituição, em Chapecó. O “I Encontro sobre Diversidade na UFFS: Políticas de Inclusão Indígena” é aberto à comunidade externa e transmitido via videoconferência a todos os campi da universidade.

As inscrições podem ser feitas no site da UFFS, pelo link Agenda da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O encontro inicia no dia 29, com a palestra “Política Indígena no Brasil”, com o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), José Otávio Catafesto de Souza, a partir das 19h15min, no auditório. A programação do dia 30 segue com a mesa-redonda “Inclusão Indígena na Universidade: experiências de ensino, pesquisa e extensão”, da qual participam os professores da Universidade Estadual de Maringá (PR), Lúcio Tadeu Mota e Rosangela Faustino e novamente o professor da UFRGS José Otávio Catefesto de Souza.

O evento é uma ação da comissão responsável pela criação da política indígena na UFFS, formalizada em abril de 2012. Conforme o professor Elsio José Corá, a comissão tem representantes em todos os campi e procura, com o evento, abordar ensino, pesquisa e extensão com o olhar voltado à política de inclusão indígena.

Para contribuir com as atividades da UFFS sobre o assunto, um grupo da instituição ligado às questões indígenas também participou do II Fórum Internacional da Temática Indígena, realizado de 14 a 16 de maio, na Universidade Federal de Pelotas (RS). Conforme Jaciele Carine Sell, membro da comissão, no fórum, várias instituições lançaram uma carta de apoio à criação da política indígena nas instituições que ainda não a possuem.