Publicado em: 28 de março de 2023 13h03min / Atualizado em: 28 de março de 2023 15h03min
A Editora UFFS lança, nesta terça-feira, dia 28 de março, o livro “A Residência Pedagógica na UFFS: reflexões sobre a formação de professores (2020-2022)”. A obra, organizada por Adriana Maria Andreis, Demétrio Alves Paz e Oto João Petry, docentes e pesquisadores da UFFS, reúne textos que relatam a experiência vivenciada em cursos de licenciatura em cinco campi – Cerro Largo e Erechim (RS); Chapecó (SC); Laranjeiras do Sul e Realeza (PR).
O livro está estruturado em 11 capítulos, escritos por 26 autores e coautores. Cada capítulo, segundo os organizadores, “compartilha análises, teorias, saberes, práticas e, acima de tudo, a crença de que a educação é a força motriz de uma sociedade democrática, cidadã e inclusiva”. Um aspecto destacado por eles diz respeito à necessidade de se adequar devido à pandemia de covid-19. “O ensino remoto, que tinha tudo para separar, uniu todos em torno de um ideal maior: uma educação pública, gratuita e de qualidade” – avaliam os organizadores.
Para Antonio Marcos Myskiw, diretor da Editora UFFS e presidente do Conselho Editorial, trata-se de “tema indiscutivelmente atual e necessário, principalmente pela relevância de programas como esse para o fortalecimento das licenciaturas e também pelo período tão difícil da história da humanidade, como foi a pandemia de covid-19, durante o qual ocorreram as atividades relatadas no livro”.
Myskiw acrescenta: “é uma satisfação ter mais uma publicação confiada à Editora UFFS pelos pesquisadores da ‘casa’, o que demonstra confiança no trabalho realizado, baseado, entre outros princípios, pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa, a extensão e a cultura. Acredito que isso se deve, em parte, pela agilidade com a qual a Editora UFFS está conseguindo produzir os livros, como no caso desse, que foi produzido em praticamente sete meses, desde o recebimento da proposta até o lançamento” – concluiu o diretor.
O livro, prefaciado por Dilvo Ilvo Ristoff, professor emérito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está disponível na página da Editora UFFS.
A Residência Pedagógica na UFFS: reflexões sobre a formação de professores (2020-2022)
PRP da UFFS
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UFFS constituiu-se de oito subprojetos com 18 núcleos envolvidos, totalizando a participação de 336 residentes bolsistas, 80 alunos voluntários, 42 preceptores da Educação Básica, 14 professores orientadores bolsistas, 11 professores voluntários e um coordenador institucional.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo