Publicado em: 06 de maio de 2021 16h05min / Atualizado em: 07 de maio de 2021 19h05min
A Editora UFFS fez o lançamento, no dia 9 de abril, do livro Estudos Linguísticos da/na Fronteira Sul, organizado pelas professoras Cláudia Andrea RostSnichelotto e Mary Neiva Surdi da Luz.
Os textos que compõem a obra vinculam-se às três linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS): 1) Práticas discursivas e subjetividades; 2) Diversidade e mudança linguística; 3) Língua e cognição: representação e processamento da linguagem.
Conforme os organizadores do evento, “todos os textos atestam a qualidade, o amadurecimento e a consolidação da pesquisa em Estudos Linguísticos da UFFS e, de modo geral, dão chance ao leitor de conhecer a história do tempo presente da produção do conhecimento científico do PPGEL”.
A primeira parte da obra trata de reflexões sobre o conceito de complexidade linguística, da intersecção entre Linguística e Literatura, por meio da metáfora do literário e do grande empreendimento de organizar o inédito Atlas Linguístico das línguas em contato nesta parte da Fronteira Sul. A segunda dedica-se a abordagens que pendem para a perspectiva formal da gramática. E a última parte trata de posturas discursivas.
Nos formatos e-PUB, Mobi e PDF, o livro está disponível para download na página da Editora UFFS.
Na próxima segunda-feira, 10 de maio, às 18h, as organizadoras participarão de um bate-papo com a Editora UFFS, representada pelo presidente do Conselho Editorial, Demétrio Alves Paz, com transmissão na página da Editora UFFS no Facebook.
Sobre as organizadoras
Cláudia Andrea RostSnichelotto é mestre (2002) e doutora (2009) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora titular-livre da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó - SC, onde atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos Sociolinguísticos e Interfaces e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina, da UFSC.
Mary Neiva Surdi da Luz é mestre (1998) em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutora (2010) em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da UFFS, Campus Chapecó - SC, onde atua nos cursos de licenciatura em Letras Português e Espanhol e de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. É integrante do Fronteiras – Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Lingua(gem), Discurso e Subjetividade (UFFS) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Discurso e Memória (UFSM). É membro do GT de Análise de Discurso ANPOLL.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo