Publicado em: 03 de novembro de 2023 10h11min / Atualizado em: 03 de novembro de 2023 16h11min
A Editora UFFS lançou, nesta semana, o sexto volume da coleção Literatura Brasileira: identidades em movimento. É o livro “Casa de pensão”, de Aluísio Azevedo, organizado por Daiane Cristina Pereira e Giuliano Lellis Ito Santos, docentes e estudiosos de literatura. A obra está disponível para download gratuito na página da Editora no site da UFFS: www.uffs.edu.br/editora.
“A casa de pensão do título é mais do que uma simples hospedaria, mas símbolo da 'casa brasileira', ou seja, de uma sociedade em que, na falta de dinheiro e na falta de perspectiva, é preciso agradar o cliente a todo custo, mesmo que para isso seja necessário enganá-lo, seduzi-lo ou vender a honra da própria família”, dizem os organizadores.
“Além de atender aos temas caros à escola naturalista, como a submissão do indivíduo aos instintos sexuais, às questões hereditárias, à violência e à ambição, assim como a influência do meio através de uma educação brutal e ambígua, o autor também faz uma leitura detalhada do funcionamento das relações sociais na sociedade brasileira da época”, comentam.
Conforme os organizadores, Azevedo “aborda o descompasso de uma sociedade em mudanças, principalmente urbanas, em que a questão da moradia, problema de fundo do romance, esconde a realidade das relações de poder que se baseiam em uma lógica paternalista e patriarcalista, cuja única possibilidade de ascensão é agradar aos poderosos. Retrata, de um modo geral, o Brasil do fim do século XIX”.
Coleção
A coleção Literatura Brasileira é organizada pelos pesquisadores Evanir Pavloski (UEPG), Silvana Oliveira (UEPG) e Valdir Prigol (UFFS). Os outros volumes já publicados são: “Macunaíma”, de Mario de Andrade; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “Presidente Negro”, de Monteiro Lobato; “Ânsia Eterna”, de Júlia Lopes de Almeida; e “Eu”, de Augusto dos Anjos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo