Editora da UFFS vai publicar livros clássicos e fora de catálogo
Novos projetos já podem ser submetidos ao Conselho Editorial

Publicado em: 07 de dezembro de 2017 16h12min / Atualizado em: 11 de dezembro de 2017 12h12min

A Editora da UFFS já está recebendo projetos de coleções de livros clássicos e fora de catálogo. A nova linha editorial foi aprovada pelo Conselho Editorial, que havia aprovado anteriormente encaminhamentos de livros acadêmicos e livros de Literatura para publicação.

Pessoas da comunidade acadêmica e regional podem submeter propostas de publicação também nesta linha editorial, obedecendo o fluxo contínuo estabelecido. Os projetos serão avaliados pelo Conselho Editorial e no projeto deverão ser indicados os títulos e o número de volumes e seus apresentadores, entre outras exigências.

O reitor da UFFS, Jaime Giolo, é um entusiasta da ideia e um dos principais incentivadores da iniciativa. Para o dirigente, entre as razões para levar adiante o projeto é a de que “grande parte destas obras estão em domínio público, de modo que é possível evitar a burocracia de conquista de licenças e outros entraves. Para uma biblioteca nova, este fato é bastante importante porque ela consegue respirar e se consolidar institucionalmente, para depois então evoluir para outro tipo de acordo, sabendo que, como instituição pública, é muito difícil dispor de recursos para negociar obras que estão em evidência no momento”.

Giolo elenca ainda mais duas questões que considera importantes: a de que “estas obras já existem, em grande parte nas redes, mas não estão em boa qualidade, são de difícil leitura e manipulação. Então é possível, com o trabalho qualificado da Editora UFFS, organizá-las numa melhor configuração e formato mais adequado, facilitando a leitura”. E outra razão, segundo o reitor, “é o fato destas publicações permanecerem mais ou menos distantes do público jovem e das pessoas de um modo geral. No momento que são republicadas, elas ganham vida nova e, se os públicos puderem usufruir destas publicações de forma gratuita, será ótimo. E caso forem utilizadas em sala de aula, estando à disposição de maneira acessível, vão dar um estímulo para os cursos de Graduação e Pós-Graduação. Se conseguirmos recuperar textos clássicos, que permanecem como referência, daremos mais um passo para a aprendizagem mais qualificada de nossos estudantes”.

Como publicar um livro pela Editora UFFS

Qualquer pessoa pode submeter seu material para avaliação da Editora. O recebimento das obras é em fluxo contínuo. O autor deve protocolar a obra na Secretaria da Editora, que funciona na Diretoria de Comunicação da UFFS. A Secretaria iniciará o fluxo previsto para publicação da obra.
A Editora UFFS publica, prioritariamente, e-books, de distribuição gratuita. No entanto, se houver financiamento por parte do autor para a impressão da obra, também é possível viabilizá-la. Todos os e-books publicados pela Editora UFFS ficarão disponíveis no site da Instituição.

Para detalhes sobre os procedimentos e para mais informações, acesse a página da Editora UFFS.