Publicado em: 22 de novembro de 2013 07h11min / Atualizado em: 29 de março de 2017 10h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com o Edital Nº 535/UFFS/2013 aberto, o qual trata do Processo Seletivo Externo para Seleção de Candidato à Bolsa Pós-Doutorado CAPES/PNPD. A bolsa é destinada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFFS e os docentes interessados podem encaminhar inscrições presencialmente até o dia 29 de novembro, na Secretaria Acadêmica da Pós-Graduação, ou via e-mail, com documentação digitalizada, anexa, para o endereço posg.educacao@uffs.edu.br.
Conforme Solange Maria Alves, coordenadora do mestrado em Educação, podem candidatar-se docentes doutores, cujo título tenha sido obtido em instituições reconhecidas pela CAPES e que se enquadrem nos critérios definidos pela Portaria CAPES Nº 086, de 03 de julho de 2013. Para Solange, a importância em receber candidatos a pós-doutorado consiste de, “ao mesmo tempo em que o docente enriquece o Programa, fortalece as linhas de pesquisa”.
Ainda segundo a coordenadora do PPGE, o mestrado está estruturado com base em duas linhas de pesquisa: Políticas educacionais; Conhecimento e desenvolvimento nos processos pedagógicos. “No interior destas linhas, temos um movimento de pesquisadores sobre temáticas diversas que dialogam com o tema geral da linha. Assim, organizamos o Edital com base nos temas possíveis, sinalizando aos interessados as possibilidades de objetos de pesquisa comportadas pelo programa”, informa Solange Alves.
Conforme José Carlos Radin, diretor de Pós-Graduação da UFFS, o candidato necessita apresentar um Plano de Trabalho, o qual será desenvolvido ao longo de um ano, com possibilidade de renovação. Durante este tempo, poderá desenvolver atividades de iniciação à pesquisa e/ou ministrar uma disciplina. “Assim, ele se qualifica e contribui para a consolidação do Programa”, analisa Radin
Sobre o PNDP
O Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) é parte da política de formação stricto sensu da CAPES, e tem como objetivos centrais: promover a realização de estudos de alto nível; reforçar os grupos de pesquisa nacionais; renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa; promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo