Documentário com a participação do vice-reitor da UFFS é exibido em TV da Europa

Publicado em: 11 de maio de 2012 09h05min / Atualizado em: 23 de março de 2017 09h03min

Após um ano de exibição em cinemas da Alemanha e da Áustria, o filme “Verdade comprada: a transgenia no campo magnético do dinheiro”, no qual o vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Antonio Inácio Andrioli, é um dos protagonistas, foi exibido pela primeira vez pela televisão. A exibição aconteceu no dia 2 de maio, às 23 horas no Bayerisches Fernsehen (TV do Estado da Baviera, Munique, Alemanha). A partir deste mês, o trabalho também está disponível em DVD.

O filme “Verdade comprada: a transgenia no campo magnético do dinheiro" aborda a trajetória de cinco pesquisadores de destaque no assunto transgênicos: Ignacio Chapela (México), Arpad Pusztai (Hungria), Jeffrey Smith (EUA), Antonio Andrioli (Brasil) e Andrew Kimbrel (EUA). Em comum nestas trajetórias profissionais a perseguição decorrentas das pesquisas desenvolvidas com foco nos efeitos nocivos dos transgênicos na vida das pessoas. A produção já foi premiada oito vezes internacionalmente e teve repercussão positiva nos cinemas da Europa.

Conforme Andrioli, o filme documentário demonstra como as empresas multinacionais produtoras de agrotóxicos e medicamentos influenciam economicamente as pesquisas, decisões políticas e a opinião pública em seu favor, por um lado, e a forma criminosa e autoritária como combatem os cientistas que se posicionam de forma crítica. O filme contém imagens da região das Missões, no Rio Grande do Sul, em especial das cidades e organizações em que Antônio Andrioli nasceu, realizou grande parte dos estudos e trabalhos profissionais e de pesquisa.

O documentário Gekaufte Wahrheit está disponível para compra no endereço www.gekauftewahrheit.de/