Cursos de pós-graduação recebem códigos de função de coordenação de curso
Entrega foi feita na última semana.

Publicado em: 02 de agosto de 2022 14h08min / Atualizado em: 03 de agosto de 2022 16h08min

Na última semana, a Reitoria da UFFS anunciou a entrega de 9 códigos de função de coordenação de curso (FCC) para cursos de pós-graduação da Universidade. O reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, explicou que foram pedidos - via conversão de dois Cargos de Direção (CD3) - códigos de FCC para atender 11 cursos de pós-graduação que estão sem as funções, alguns cursos de graduação pendentes e ainda ficar com margem para cursos novos que possam ser implementados. "Entregamos códigos de direção e pedimos a conversão em funções de coordenação de cursos ao Ministério da Economia. Do solicitado, recebemos nove e os demais estão nesse processo de conversão onde aguardamos a liberação”.

As nove FCCs foram entregues para os programas de Pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas, Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis e Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFFS – Campus Cerro Largo; Pós-graduação Profissional em Educação e Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS – Campus Erechim; Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul; Pós-graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul da UFFS – Campus Realeza e Pós-graduação em História e Pós-graduação em Geografia da UFFS – Campus Chapecó.

De acordo com Recktenvald, o critério para a distribuição das funções foi o tempo de constituição dos cursos. “Esse pedido das FCCs foi um movimento necessário, principalmente para fortalecer a área da pós-graduação, fortalecer a estrutura e também como uma forma de reconhecimento do trabalho que se desenvolve nesses programas. A Universidade se constrói em um tripé e a pós-graduação dialoga fortemente com dois pilares, o ensino no stricto sensu e a pesquisa”, ressaltou.

Na ocasião, também foi nomeada a nova diretora de pós-graduação. A diretoria será assumida pela professora do curso de Medicina  Margarete Bagatini. Margarete é professora-associada da UFFS desde 2011. Possui graduação em Farmácia – Análises Clínicas pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica pela mesma universidade.

Atualmente é coordenadora adjunta do Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas da UFFS, líder do grupo de pesquisa Estudos Biológicos e Clínicos em Patologias Humanas, professora-orientadora dos programas de pós-graduação em Bioquímica pela UFSC, programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFFS, além de membro do Comitê Assessor de Pesquisa da UFFS.