Publicado em: 12 de junho de 2023 13h06min / Atualizado em: 16 de junho de 2023 11h06min
Passados os dias para recursos, a Comissão Eleitoral Geral da Consulta Prévia e Informal da UFFS homologou o resultado final do processo. No dia 06 de junho, a comunidade universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realizou o segundo turno da Consulta Prévia e Informal para a escolha da nova reitoria. Além disso, o Campus Chapecó também realizou o segundo turno para escolha da direção do Campus.
A comunidade universitária é composta por quatro segmentos: estudantes, professores, técnicos administrativos e comunidade regional, com peso paritário na consulta prévia.
Para os cargos de reitor e vice-reitor estavam disputando as chapas: 1 – João Alfredo Braida e Sandra Pierozan e a 2 – Anderson Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira
No Campus Chapecó, os candidatos que disputaram o segundo turno foram: Adriana Remião Luzardo e Marlon Luiz Neves da Silva.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Geral da Consulta Prévia, Humberto Rocha, o processo foi tranquilo. “Não tivemos muitos problemas, e as decisões que a comissão precisou tomar foram acatadas por todos os candidatos”, afirmou.
Rocha também explicou que, quando a nova gestão e o novo Conselho Universitário forem empossados, a Comissão Eleitoral Geral da Consulta Prévia encaminhará um relatório com sugestões para melhorar o próximo processo de consulta prévia. “Vamos propor algumas coisas que percebemos que podem melhorar o processo. Resolvemos apresentar para a nova gestão por entender que são eles que pensarão o próximo pleito”.
Resultados
Com 53% dos votos válidos, a Chapa 1, dos professores João Alfredo Braida e Sandra Pierozan, foram escolhidos para os cargos de reitor e vice-reitora. A chapa 2, dos professores Anderson Alves Ribeiro e Lísia Regina Ferreira, teve 47% dos votos.
No Campus Chapecó, a professora Adriana Remião Luzardo foi escolhida para a direção do Campus com 56% dos votos, já o professor Marlon Luiz Neves da Silva teve 44% dos votos.
O professor João Alfredo Braida agradeceu a todos os votos recebidos. “Eu e Sandra queremos agradecer a todos e todas integrantes da comunidade universitária da UFFS, docentes, estudantes, técnicos administrativos em educação e representantes da comunidade regional que participaram e votaram na consulta na qual obtivemos 53% dos votos, o que nos habilita a assumir a Reitoria da UFFS no período de 2023 a 2027, com o mandato iniciando em setembro”, afirmou.
Braida também agradeceu o trabalho de todos os envolvidos na organização de todo o processo da Consulta. “Agradecemos também aos colegas envolvidos na organização e na realização da Consulta Prévia, que seguiu estritamente as regras previamente estabelecidas pelo Conselho Universitário, em conformidade com o que preconiza o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade. E, além de agradecer, nós queremos reafirmar nosso compromisso com a democracia e a autonomia da Universidade. E que procuraremos traduzir esse compromisso em uma gestão participativa e inclusiva, sem distinção de qualquer ordem, em diálogo permanente com toda a comunidade, de modo a fortalecer a unidade institucional”, concluiu.
Consuni
O reitor e o vice-reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul são nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre os indicados em lista tríplice elaborada pelo Conselho Universitário (CONSUNI).
A consulta prévia e informal antecede a composição da lista tríplice no CONSUNI e serve para sinalizar as expectativas da comunidade universitária. Segundo Rocha, o Conselho tem autonomia para montar a lista tríplice. “Com o resultado final da Consulta, encaminhamos para o Conselho, que vai montar a lista. A praxe é que se siga o que a comunidade universitária sugeriu na Consulta, é pra isso que ela serve”, explicou.
A sessão extraordinária do CONSUNI destinada à composição da lista tríplice para nomeação do reitor e vice-reitor da UFFS será realizada no dia 28 de junho, às 13h30, no auditório do Bloco C do Campus Chapecó, com transmissão on-line.
Após isso, a lista tríplice é enviada ao Ministério da Educação e à Presidência da República, para que se faça a nomeação efetiva da nova reitoria. “O presidente tem a prerrogativa de nomear de acordo com a sua vontade, mas a praxe também é que se nomeie o primeiro lugar”.
Campi
Ainda no primeiro turno, os campi da UFFS escolheram seus diretores. O Campus Cerro Largo reelegeu para direção o professor Bruno Wenzel; o Campus Erechim reelegeu o professor Luís Fernando Santos Corrêa da Silva; o Campus Realeza reelegeu o professor Marcos Antonio Beal e o Campus Laranjeiras do Sul elegeu o professor Fábio Luiz Zeneratti.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo