Publicado em: 27 de setembro de 2012 11h09min / Atualizado em: 24 de março de 2017 09h03min
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) possui desde 2010 duas instâncias com papel importante nos âmbitos da Pesquisa e da Extensão, que exercem funções consultivas, de assessoria e de apoio em assuntos relacionados a estas duas áreas de atuação nos cinco campi da instituição. Uma delas é o Comitê Assessor de Pesquisa, ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPEPG). A segunda é o Comitê Assessor de Extensão e Cultura, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
Os comitês assessores de Pesquisa e de Extensão e Cultura são compostos por docentes representantes dos cinco campi, eleitos por seus pares para um período de dois anos. As normas para criação e composição do Comitê Assessor de Pesquisa foram publicadas em novembro de 2010. As suas atribuições, conforme a diretora de Pesquisa, Maria Helena Cordeiro, podem ser agrupadas em consultivas e de apoio e também executivas. No primeiro caso estão as atividades de avaliação e seleção dos projetos apresentados, bem como o estabelecimento de critérios para análise dos projetos de pesquisa submetidos aos editais de pesquisa da UFFS. Também neste campo está a emissão de pareceres sobre os relatórios finais de pesquisa.
Em relação às de apoio destaque para àquelas que envolvem a promoção de discussões relacionadas à pesquisa nos campi e no auxílio à elaboração e definição das políticas e regulamentos que envolvem o assunto. Conforme Maria Helena, outra incumbência do Comitê durante 2012 foi o de agrupar e sistematizar as propostas elaboradas pelos campi no processo de constituição do Regulamento da Pesquisa da UFFS. “Foram várias rodadas de discussões nos campi com a comunidade universitária. O documento segue agora para apreciação do Conselho Universitário”, informa a diretora de Pesquisa.
Extensão e Cultura
Outro documento que está em discussão pela comunidade universitária nos cinco campi é a Minuta da Regulamentação da Extensão e Cultura, a qual prevê, entre outras definições, as atribuições e critérios de escolha dos membros do Comitê de Extensão e Cultura e dos articuladores. O Comitê foi instituído em 2010 e tem na sua composição o diretor/a de Extensão e o diretor/a de Cultura, representantes dos docentes dos cinco campi da UFFS, eleitos por seus pares para um período de dois anos. Também faz parte do Comitê Assessor de Extensão e Cultura um articulador de Extensão e um articulador de Cultura em cada um dos campi.
De acordo com a minuta em discussão nos campi e que posteriormente será enviada para apreciação ao Conselho Universitário, entre as atribuições do órgão estão o de propor critérios de elaboração e avaliação de editais de projetos de extensão e de cultura, avaliar e emitir pareceres sobre os projetos e o de emitir parecer sobre os relatórios finais dos projetos. Outras atribuições constantes no documento são o de colaborar na concepção e organização de eventos científicos vinculados à extensão e à cultura da UFFS e o de emitir pareceres sobre convênios, contratos e parcerias. Conforme a diretora de Extensão, Monica Hass, “primeiramente as propostas serão levadas para discussão e análise nos campi, para conhecimento de toda a comunidade universitária”.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo