Publicado em: 25 de março de 2013 12h03min / Atualizado em: 27 de março de 2017 14h03min
Em reunião no mês de março, no Campus Chapecó, os membros da Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal da Fronteira Sul (CEUA/UFFS) iniciaram as atividades do órgão, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG). Neste primeiro encontro, os assuntos tratados giraram em torno da organização do fluxo de trabalho daqui para frente e de informações relativas ao processo de cadastramento do CEUA/UFFS junto ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).
A Comissão de Ética no Uso de Animais teve seu regimento aprovado no dia 22 de agosto de 2012, conforme Portaria 1130/GR/UFFS/2012, e seus membros foram designados no dia 28 de novembro. A CEUA/UFFS está constituída por um colegiado de sete membros, com seus respectivos suplentes, formada por docentes e servidores técnico-administrativos dos cinco campi da UFFS. Faz parte ainda um representante da ONG Amigos dos Bichos como representante de Sociedade Protetora dos Animais.
Conforme o presidente da Comissão, Fagner Luiz da Costa Freitas, o órgão tem a função de avaliar previamente os protocolos de pesquisa e de ensino que empregam animais na UFFS. “Essa avaliação procura garantir o uso adequado dos animais quando for realmente necessário e procura mitigar possíveis sofrimentos”, informa Freitas. Um aspecto muito importante, segundo ele, é que a CEUA/UFFS “tem como responsabilidade a investigação de acidentes e irregularidades de natureza ética ocorridos no curso das atividades de criação, pesquisa e ensino com emprego de animais”.
Também cabe à Comissão desenvolver trabalhos envolvendo educação e conscientização, sempre incentivando a adoção de métodos que considerem os princípios de refinamento, redução e substituição no uso de animais.
“No momento, os membros da CEUA/UFFS estão elaborando um banco de consultores “ad hoc” internos e externos à instituição e estão organizando um simpósio sobre ética em pesquisa e ensino com animais para capacitar seus membros, os demais servidores e os estudantes da UFFS que atuam nessa área e que pretendem obter certificação dos seus projetos de pesquisa e ensino”, relata Fagner.
Membros do CEUA-UFFS
Campus Cerro Largo
Décio Adair Rebellatto da Silva (Médico Veterinário) – Titular
Adriana Riguer Della Méa (Bióloga) – Suplente
Campus Chapecó
Jorge Luiz Berto (Médico Veterinário) – Titular
Andreia Fortes Ribeiro (Bióloga) – Suplente
Campus Laranjeiras do Sul
Adriana Saccol Pereira (Bióloga) – Titular
Susanna Ziegler Lírio (Médica Veterinária) – Suplente
Campus Erechim
Denise Cargnelutti (Bióloga) – Titular
Fernando Reimann Skonieski (Zootecnista) – Suplente
Campus Realeza
Fagner da Luiz Costa Freitas (Médico Veterinário) – Titular
Carlos Eduardo Ceretto (Biólogo) – Suplente
Denise Maria Sousa de Mello (Médica Veterinária) – Titular
Gentil Ferreira Gonçalves (Médico Veterinário) – Suplente
Sociedade Protetora dos Animais
Jovane Bottin – Titular (ONG Amigos dos Bichos)
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo