Publicado em: 15 de setembro de 2022 09h09min / Atualizado em: 15 de setembro de 2022 10h09min
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados preliminares da avaliação quadrienal (2017-2020) dos programas de Pós-Graduação. Neste ciclo, dos programas da UFFS que foram avaliados, 7 programas subiram para conceito 4 e um programa manteve o conceito 4.
Com a publicação dos resultados preliminares a Capes publicou a ficha de avaliação de cada programa, onde constam as avaliações quantitativas e qualitativas dos cursos.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Clevison Giacobbo, a Pró – Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG) trabalhou intensamente para a elevação do conceito do maior número possível de programas, implantando pela primeira vez bolsas Institucionais da UFFS aos programas, bem como, buscando atender todos os Editais de bolsas e/ou recursos junto aos órgãos de fomento, sempre com foco na avaliação quadrienal e, especialmente, para a melhoria das atividades dos Programas de Pós-graduação da UFFS.
Giacobbo também agradeceu o apoio de todos os envolvidos nos programas de pós-graduação. “Este não é um trabalho somente da reitoria, PROPEPG e Diretoria de Pós-graduação, mas de todos os envolvidos, os quais queremos agradecer pela compreensão quando eram cobrados, aos coordenadores de Pós-graduação que incansavelmente trabalharam para esta melhoria, aos docentes, aos técnicos-administrativos que atuam junto as coordenações e aos nossos discentes”, afirmou.
A Diretora de Pós-Graduação, Margarete Dulce Bagatini, também ressaltou a grande conquista da avaliação para a UFFS. “Sabemos das dificuldades de subir de conceito e a seriedade e rigidez da avaliação da CAPES e por isso, consideramos uma grande conquista para a Pós-graduação da UFFS aumentar a nota de 70% dos programas com no mínimo 1 avaliação quadrienal. Isso nos permitirá a submissão de, pelo menos, mais 7 propostas de doutorados já na próxima submissão, que irá até janeiro de 2023]’,explicou.
Para o reitor da UFFS, Marcelo Recktenvald, a avaliação foi uma conquista bastante especial nessa década da pós-graduação da UFFS. “Isso porque sabemos da qualidade dos nossos programas, e contávamos com esse reconhecimento para abraçar novos desafios, como, por exemplo, a submissão de APCN´s de doutoramentos. Parabéns a todos envolvidos!”, concluiu.
Programas da UFFS que subiram para o conceito 4
• Programa de pós-graduação em História – PPGH - Campus Chapecó
• Programa de pós-graduação Profissional em Educação - PPPGPE – Campus Erechim
• Programa de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH - Campus Erechim
• Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA – Campus Erechim
• Programa de pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável – PPGADR – Campus Laranjeiras do Sul
• Programa de pós-graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul – PPG-SBPAS – Campus Realeza
• Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas – PPGDPP – Campus Cerro Largo
Programa que manteve conceito 4
• Programa de pós-graduação em Estudos Linguísticos – PPGEL – Campus Chapecó
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28 de fevereiro de 2025
Chapecó
28 de fevereiro de 2025
Passo Fundo
28 de fevereiro de 2025
Nossa UFFS
24 de fevereiro de 2025
Passo Fundo